nsc
    nsc

    Saúde

    Hospital de Joaçaba suspende todos os procedimentos eletivos por falta de medicamentos

    Compartilhe

    Eduarda
    Por Eduarda Demeneck
    08/07/2020 - 13h22

    A partir de sexta-feira (10), no Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST), de Joaçaba todos os procedimentos eletivos de média e alta complexidade, que são realizados com anestesia geral, estão suspensos. Isso inclui, por exemplo, as cirurgias de oncologia. Essa medida vai ter que ser tomada, segundo a direção, para tentar garantir um estoque de segurança dos anestésicos e medicamentos neuromusculares, usados para intubação de pacientes, tanto na UTI Covid-19 que demandam de ventilação mecânica, quanto na UTI normal. Esses medicamentos estão em falta em todo o país, devido à alta demanda nacional e internacional. Esse hospital de Joaçaba abrange 620 mil moradores da região, e é um dos poucos que tem UTI para atender pacientes com Covid-19.

    “Nós estamos muito preocupados, a situação é muito grave na falta de medicamentos por parte de fornecedores e laboratórios. O hospital está fazendo o máximo possível junto com as secretarias municipais para que nós possamos reestabelecer os estoques de medicamentos”, comentou o diretor do hospital, Alciomar Marin.

    >> Lages é única cidade do país com mais de 125 mil habitantes sem mortes por Covid-19

    A situação se repete, em praticamente, todos os hospitais aqui do estado, segundo o presidente da Federação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Estado de Santa Catarina (Fehosc), Hilário Dalmann.

    “As dificuldades são tão grandes que os hospitais estão emprestando um para o outro quem ainda tem, mas vai chegar um período que não existe mais nem para emprestar porque os laboratórios não estão entregando. Todas as cirurgias estão suspensas num período de 30 dias podendo ser prorrogado”, explica.

    Em nota, o Hospital de Joaçaba elencou os principais medicamentos em falta na unidade.

    “Nossa Instituição também está encontrando grandes dificuldades em adquirir, principalmente os fármacos relacionados abaixo: Brometo de Pancuronio 2 MG, Dormire 50 MG, Fentalina FR 10  ML (Alfentanil), Noradrenalina 4ML, Omeprazol 40EV, Propofol 20  ml, Sufenta 1ml, Sufenta 2ml, Alfenta 0,544 mg/ml 5ml, Suxametonio 100 mg, Suxametonio 500 mg, Cisatracúrio, Ultiva Remifentanil.” Diz a nota.

    >> Aumento de casos de coronavírus faz governo de SC suspender novamente parte das cirurgias eletivas

    Em Santa Catarina, existe uma portaria do estado suspendendo todos os procedimentos cirúrgicos eletivos de média e alta complexidade e que necessitem de anestesia geral por 30 dias, devido a situação. Por enquanto, não tem previsão de quando o estoque desses medicamentos será regularizado. As unidades estão enfrentando dificuldades, também, no superfaturamento de alguns medicamentos e na falta de profissionais de saúde, muitos estão afastados do trabalho.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas