publicidade

Navegue por
Eduarda

Pecuária

Ovelhas usam fraldas para pesquisa da Epagri na Serra de SC

Compartilhe

Por Eduarda Demeneck
16/05/2019 - 13h34 - Atualizada em: 16/05/2019 - 13h34
Além das fraldas, as ovelhas também usam microfones para medir a quantidade de mastigação.

Uma foto que mostra ovelhas usando fraldas na Serra Catarinense viralizou na internet. Mas o que parece uma brincadeira é coisa séria. Faz parte de uma pesquisa feita pela Estação Experimental da Epagri de Lages para melhorar o manejo do pasto.

As fraldas ajudam a analisar a quantidade de alimentos que os animais ingerem no período do teste. Para isso, as ovelhas são pesadas antes e depois de passarem pelo experimento, que dura, em média, quarenta minutos.

– Teve uma ovelha que ingeriu um quilo de forragem, então isso a gente conseguiu detectar na pesagem –  comenta Tiago Celso Badiserra, pesquisador da Epagri.

A intenção é indicar aos criadores qual a altura ideal do pasto para que as ovelhas se alimentem melhor. Segundo o pesquisador da Embrapa Fábio Garagorry, o manejo da pastagem é um dos fatores que define o ganho de peso do animal e a produção de leite por dia.

— Os produtores chegam a obter 30% a mais de ganho diário com o mesmo pasto – comenta.

Além das fraldas, as ovelhas também usam microfones para medir a quantidade de mastigação. A pesquisa começou na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e há três anos é desenvolvida em Lages em parceria com a Epagri, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Deixe seu comentário:

publicidade

Navegue por
© 2018 NSC Comunicação
Navegue por
© 2018 NSC Comunicação