nsc
nsc

Associativismo

Associação Empresarial de Joinville empossa diretoria e lança livro dos 110 anos da entidade

Compartilhe

Estela
Por Estela Benetti
27/06/2021 - 14h22 - Atualizada em: 28/06/2021 - 07h19
Obra retrata a importância da Acij no desenvolvimento do município
Obra retrata a importância da Acij no desenvolvimento do município (Foto: Acij, Divulgação)

A Associação Empresarial de Joinville (Acij) empossa nesta segunda-feira, às 18h, a sua diretoria para novo mandato de um ano, tendo na presidência o industrial Marco Antonio Corsini. Durante esse evento e também de manhã, na posse da diretoria dos núcleos setoriais, a entidade lança o livro “ACIJ na História de Joinville – 110 anos de legados econômicos e sociais”. O autor da obra, jornalista e escritor Joel Gehlen, afirma que ela traz uma abordagem ainda não realizada pela historiografia, a de que Joinville não seria o que é sem a ação da sua associação empresarial.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp

Maior município e maior economia de Santa Catarina, com Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 30,7 bilhões em 2018 (último dado oficial do IBGE), Joinville surpreende pelo dinamismo econômico e alta capacidade de geração de empregos. Um exemplo foi em 2020, quando fechou o ano como o município com maior saldo de novas vagas na Região Sul e a 7ª colocação no Brasil. Isso resulta de uma economia diversificada que sempre contou com a força da Acij na definição de ações visando melhorar o ambiente para empresas e pessoas.

Os primeiros a receber o livro serão as lideranças da entidade que assumem nessa segunda-feira. Em função da necessidade de distanciamento devido à pandemia, a posse acontece com dois eventos. Junto com o presidente Corsini, às 18h, assumem os demais 18 integrantes da diretoria executiva, 20 integrantes do Conselho Superior, 30 do Conselho Deliberativo e seis do Conselho Fiscal. Os presidentes de 21 núcleos setoriais da entidade, quatro coordenadores da Gestão Compartilhada e 2 integrantes do Conselho das Entidades Patronais (Consep) serão empossados em solenidade de manhã, a partir das 8h30min.

O lançamento do livro é um dos pontos altos das comemorações dos 110 anos da entidade. O prefácio é do também jornalista e escritor Apolinário Ternes, membro do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina e das Academias de Letras de Santa Catarina e Joinville. Ele chama a atenção para o fato de que a obra traz informações resultantes de profundo trabalho de pesquisa de historiadores de Joinville.

Autor de diversas obras sobre empresas de Joinville e de SC, Ternes observa que esse livro mostra a força do espírito comunitário, do voluntariado, disciplina e resiliência de empresários do município.

Para o presidente da Acij, o livro mostra o papel da associação durante 11 décadas, o de unificar forças da comunidade em torno de bandeiras econômicas e sociais que se refletiram diretamente no desenvolvimento da cidade. E essa atuação da entidade vai continuar, assegura ele.

- É assim que imaginamos que a Acij continuará atuando nas próximas décadas. Sempre ao lado de Joinville. Sempre em prol dos associados e da comunidade. Sempre trabalhando por uma economia mais forte e por uma cidade mais feliz – afirma Corsini.

O novo livro sobre a Acij tem 272 páginas em edição impressa de alto padrão, capa dura e papel especial. Conta também com uma edição digital que ficará no site da entidade e poderá ser consultada livremente.

O projeto do livro contou com o apoio de empresas, entidades e instituições de Joinville e de Santa Catarina, entre as quais a NSC Comunicação. Participaram: Arcelor Mittal, Buschle & Lepper, Bolshoi, Bombeiros Voluntários, BRDE, Ciser, Clamed, Döhler, Docol, Facisc, Fiesc, Franklin Electric, GDI Multicomunicação, Gidion, Latina Filmes, Lepper, NDTV, Nidec, NSC Comunicação, Orbenk, Perini Business Park, Roma Construtora, Schulz, Sebrae, Termotécnica, Tigre, Transville, Valorem e Whirlpool.

Quando completou 100 anos, em maio de 2011, a Acij também lançou um livro para marcar a data. Denominado “Século singular”, a obra teve, igualmente, autoria do jornalista Joel Gehlen.

Estela Benetti

Colunista

Estela Benetti

Especialista na economia de Santa Catarina, traduz as decisões mais relevantes do mercado, faz análises e antecipa tendências que afetam a vida de empresários, governos e consumidores.

siga Estela Benetti

Estela Benetti

Colunista

Estela Benetti

Especialista na economia de Santa Catarina, traduz as decisões mais relevantes do mercado, faz análises e antecipa tendências que afetam a vida de empresários, governos e consumidores.

siga Estela Benetti

Mais colunistas

    Mais colunistas