nsc
nsc

Previdência

Celos supera 5,8 mil aposentadorias e pensões concedidas em quase cinco décadas

Compartilhe

Estela
Por Estela Benetti
19/09/2020 - 10h28
A presidente da Fundação Celos, Vanessa Evangelista Rothermel
A presidente da Fundação Celos, Vanessa Evangelista Rothermel (Foto: Divulgação)

A Fundação Celesc de Seguridade Social (Celos), que neste sábado completa 47 anos de atividades (19/09), conta com 8.302 participantes e já concedeu mais de 5,8 mil aposentadorias e pensões. Os valores pagos a esses benefícios somam mais de R$ 2,926 bilhões. A fundação, além de previdência complementar aos servidores da Celesc, também fornece plano de saúde ao seu público. Nessa área, soma por ano, uma média de 234 mil consultas, 896 mil exames complementares, 5,8 mil internações hospitalares, mais de 58 mil serviços em ambulatórios médicos e 123 mil procedimentos odontológicos.

A força da educação para o desenvolvimento

Um dos pioneiros fundos de previdência complementar de Santa Catarina, a Celos foi visionária também ao oferecer serviços de saúde com cobertura também aos familiares, afirma a presidente da fundação, Vanessa Evangelista Ramos Rothermel.

- A Celos não acontece sozinha, é a soma da participação de todos os empregados, beneficiários, sindicatos, patrocinadora e demais órgãos que caminham juntos. Por isso, mantemos vários canais abertos para disseminação de informação, inclusive fazendo pesquisas de satisfação sistematicamente – afirma a presidente.

Vanessa Rothermel explica que a evolução positiva resulta da melhoria constante de processos e atenção às normas reguladoras. Ela cita como exemplo o desempenho financeiro alcançado durante a crise resultante da Covid-19. A carteira preparada para momentos atípicos e capacidade de avaliar rapidamente cenários permitiu à fundação fechar o primeiro semestre com cinco meses de rentabilidade positiva. Só não conseguiu atingir em março porque foi o mês do início da crise.

Um dos planos, o misto, teve alta acumulada de 2,79% no semestre frente a meta atuarial de 3,43%, que correspondeu a 159% do CDL. O plano transitório, que tem a mesma meta, teve rendimento acumulado de 2,25%. Com a alta alcançada em julho, o plano misto acumulou no ano 5,37%, superando a meta anual de 4,11%.

De acordo com a presidente, a fundação também já está preparada para atender as exigências da Lei Geral de Proteção de Dados, a lei federal número 13.709), que entrou em vigor nesta sexta-feira no Brasil. Iniciou um trabalho com esse objetivo em outubro do ano passado e conta com área específica sobre o tema no site da instituição.

Além disso, atenta às necessidades do seu público, a Celos está adotando inteligência artificial para melhorar o atendimento nos serviços que presta e se prepara para oferecer novos produtos. Entre as novidades para o seu público na área da saúde, oferece telemonitoramento, clínica de assistência primária à saúde e teleconsulta, todos importantes nesta fase de pandemia.

Estela Benetti

Colunista

Estela Benetti

Especialista na economia de Santa Catarina, traduz as decisões mais relevantes do mercado, faz análises e antecipa tendências que afetam a vida de empresários, governos e consumidores.

siga Estela Benetti

Estela Benetti

Colunista

Estela Benetti

Especialista na economia de Santa Catarina, traduz as decisões mais relevantes do mercado, faz análises e antecipa tendências que afetam a vida de empresários, governos e consumidores.

siga Estela Benetti

Mais colunistas

    Mais colunistas