O trade turístico de Florianópolis, representado pelo Destino Floripa & Região, destaca a forte participação dos turistas chilenos, que são a segunda maior presença de visitantes estrangeiros na capital, atrás apenas dos argentinos. A entidade atribui esse resultado ao trabalho que tem feito em parceria com outras instituições e empresas e destaca que seguirá este ano, com mais edição do Florianópolis Day no Chile. Os números que melhor expressam o atual momento é a venda de bilhetes para 800 voos entre o Chile e Florianópolis no período de dezembro de 2024 a março de 2025.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

De acordo com o presidente do Destino Floripa & Região, Mario Costa Junior, esse resultado é de diversas ações para promover o mercado. Uma delas é o workshop Florianópolis Day, que já capacitou mais de 200 operadores turísticos chilenos. Outra é a articulação para a vinda de mais voos diretos a Florianópolis.

A executiva do Destino Floripa & Região, Eliane Neves, em apresentação no Florianópolis Day no Chile (Foto: Divulgação)

Considerando o ranking de voos previstos para Florianópolis de dezembro de 2024 a março de 2025, o maior número é da Argentina, 1.110, seguido pelo Chile (800), Panamá (70), Portugal (52), Paraguai (44), Peru (40) e Uruguai (37). Diante da atenção do Destino Floripa e da expansão da malha aérea, Florianópolis recebe voos de cinco cidades chilenas: Santiago, La Serena, Concepción, Antofagasta e Iquique.

– Diversificar o turista e promover o destino como atração todos os meses do ano é uma questão chave para a sustentabilidade dessa atividade, que é tão relevante para a economia, sendo grande geradora de emprego e renda. Dessa forma contornamos eventuais instabilidades econômicas e outros fatores que possam prejudicar a vinda de visitantes tradicionais, seja de nosso país ou de vizinhos como a Argentina, um grande emissor que por alguns anos teve seu público reduzido aqui – destaca o presidente do Destino Floripa & Região, Mario Costa Junior.

Continua depois da publicidade

Para o empresário, a principal ação de divulgação de Florianópolis e região é o Florianópolis Day. É um workshop que somente no ano passado capacitou mais de 200 operadores de turismo e agentes de viagens para terem mais informações na hora que oferecem viagens para a capital de SC. Uma das ênfases, é o turismo o ano todo.

Neste ano, o Destino Floripa & Região volta a fazer divulgação no Chile. Fará o primeiro Florianópolis Day do ano no país, incluindo uma blitz de quatro dias em operadoras chilenas para divulgar mais as atrações de SC. Além do Chile, no ano passado a entidade realizou o Florianópolis Day em grandes cidades da Região Sudeste do Brasil. Também marcou presença em eventos na Argentina, Uruguai, Paraguai, Panamá e Portugal.

Leia também

Sindicato dos auditores de finanças de SC elege diretoria e faz reunião de transição

Comércio de SC lidera expansão de empregos do setor no Brasil, mostra o IBGE

Quem é o novo presidente da Federação das Empresas Juniores de Santa Catarina

Empresas de SC faturam R$ 1,26 trilhão em 2024, revela o secretário da Fazenda