O Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região derrubou liminar da Justiça do Trabalho de Santa Catarina que determinava a paralisação total de duas unidades da agroindústria Seara, do Grupo JBS em Santa Catarina, em função da pandemia do coronavírus.

Continua depois da publicidade

Na decisão, a desembargadora Maria de Lourdes Leiria considerou que a medida era irregular porque os frigoríficos desenvolvem atividade essencial para o enfrentamento da crise. A magistrada destacou que essas empresas estão sujeitas a normas sanitárias rigorosas.

O setor de alimentos está nas atividades essenciais do decreto publicado pelo governo federal há cerca de um dia. O governo do Estado já decidiu também que o setor de alimentos precisa seguir produzindo e os fornecedores de insomos para esses setores essenciais também não podem parar. Segundo o governador Carlso Moisés da Silva, suspender a atividade de frigoríficos também resultaria em outro grande problema que é a morte de animais.

As agroindústrias de carnes de Santa Catarina passam por rigorosas fiscalizações semanalmente, seguem uma série de normas, e além de fornecer alimentos para o Brasil, exportam para mais de 120 países.

Continua depois da publicidade