A (re)energisa, empresa do Grupo Energisa que está investindo R$ 80 milhões na primeira grande planta de biometano de Santa Catarina, a AGRIC, em Campos Novos, firmou parceria com a Embrapa Suínos e Aves, de Concórdia. A empresa estatal será parceira em pesquisa e experimentação.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Segundo a (re)energisa, o acordo prevê a prestação de serviços para validação de arranjos dos resíduos e inovações no processo da planta para que ela entregue a melhor relação de qualidade dos produtos. Também ajudará nas soluções para garantir a segurança sanitária exigida pela regulação ambiental.

Essa novidade será destaque em palestra da (re)energisa nesta quarta-feira (02) no 11º Fórum do Biogás, que será realizado no Rio de Janeiro pela Associação Brasileira de Biogás. A (re)energisa vai apresentar “Bio Soluções”, que incluem a venda de biometano, fiofertilizante e o serviço de tratamento de resíduos.

A AGRIC, que será concluída em meados de 2025, será uma das poucas unidades no Brasil a realizar codigestão com carcaça de aves e suínos na produção de soluções renováveis de energia. Ela vai produzir biometano e biofertilizantes.

Continua depois da publicidade

Conforme a empresa, o projeto prevê que a nova usina vai tratar 350 toneladas por dia de resíduos, produza 25 mil metros cúbicos por dia de biometano. Também serão produzidos 3.500 metros cúbicos de adubo, que serão comercializados na região. O projeto da AGRIC tem diversos focos de transição energética e preservação ambiental.

Leia também

Quem é a engenheira que lidera construção de arranha-céus e o que diz sobre segurança

Casacor Florianópolis abre com inovações no antigo Hotel Maria do Mar

Grupo Pereira, dono do Fort Atacadista, anuncia investimento bilionário até 2027

Rede Bistek chega aos 45 anos e destaca nova loja modelo em Florianópolis

Cidade da Grande Florianópolis terá bairro planejado com condomínios fechados

Destaques do NSC Total