nsc
nsc

publicidade

Embrapii faz acordo com o INPI e outras notícias

Compartilhe

Estela
Por Estela Benetti
14/11/2019 - 06h18 - Atualizada em: 14/11/2019 - 06h21

Os registros de patentes são os principais impulsionadores da competitividade de uma economia. Atentos a isso, a Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) e o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) assinam nesta quinta-feira, em São Paulo, um acordo de cooperação.

O objetivo é incentivar e ampliar o número de pedidos de patentes. O plano inclui medidas para acelerar as concessões de patentes, que têm processo longo, gerando muitas críticas de empresários. Inicialmente, o plano é impulsionar mais patentes a partir dos projetos das unidades Embrapii com indústrias. A Embrapii já apoiou mais de 800 projetos industriais. Ex-alunos da Mecânica

O famoso curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) ganhou segunda-feira (11 de novembro) a sua associação de ex-alunos. É a Alumni EMC, que reúne também ex-alunos da Engenharia de Materiais e pós-graduados das engenharias de Mecânica e Materiais.

A iniciativa foi do chefe do Departamento de Engenharia Mecânica, professor Sérgio Gargioni, para aproximar e promover trocas de experiências entre ex-alunos, que se tornaram professores, empresários, executivos ou profissionais que fazem a diferença no Brasil e no mundo.

Entre os ex-alunos estão o próprio Gargioni, o professor Carlos Alberto Schneider, o presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo Jefferson Oliveira Gomes e o vice-presidente sênior da Whirlpool global, Roberto Holthausen Campos. A criação da Alumni EMC também foi com palestra de um ex-aluno, Ricardo Penteado, chefe de Operações de Pista da Renault nas disputas da Fórmula 1.

Novidade digital ao varejo

A tecnologia pode melhorar os controles de vendas e ajudar a humanizar mais o relacionamento com clientes. Para suprir essa demanda, o empresário Lidomar Bison, que cursou engenharia mecânica na UFSC e é ligado em soluções digitais, investiu no desenvolvimento de um sistema que mede o fluxo de lojas, dá indicadores sobre atendimento e outras informações. O novo sistema já é usado com eficácia tanto na rede Jbay, de Bison, quanto na Barbara K, loja de joias e óculos do Beiramar Shopping. Vanessa Mello, gerente da Barbara K, diz que o sistema é uma grata surpresa porque permite organizar todo o processo da loja e também o pós-venda.

Vagas para técnicos

Seguindo modelo europeu e americano, a empreendedora Ana Paula Calaes abriu em Florianópolis a Gera Emprego para conectar profissionais da área técnica com empresas que buscam esse tipo de trabalhador. A Gera Emprego conta com 70 empresas parceiras cadastradas e tem um banco de talentos com profissionais para as mais diversas áreas. A sócia de Ana Calaes é Renata Sá Fortes Régis. A empresa faz outras atividades em RH, como cursos de rápida empregabilidade e testes vocacionais.

De férias

Informo que entrei em férias e retorno dia 11 de dezembro. A você que acompanha o meu trabalho, muito obrigada, um forte abraço e até lá.

Deixe seu comentário:

Estela Benetti

Colunista

Estela Benetti

Especialista na economia de Santa Catarina, traduz as decisões mais relevantes do mercado, faz análises e antecipa tendências que afetam a vida de empresários, governos e consumidores.

siga Estela Benetti

Últimas do colunista

Loading interface...
Estela Benetti

Colunista

Estela Benetti

Especialista na economia de Santa Catarina, traduz as decisões mais relevantes do mercado, faz análises e antecipa tendências que afetam a vida de empresários, governos e consumidores.

siga Estela Benetti

publicidade

publicidade

Mais colunistas

    publicidade

    publicidade

    Mais colunistas