nsc
nsc

Reconhecimento

Empresários de SC recebem a Ordem do Mérito Industrial sexta-feira

Compartilhe

Estela
Por Estela Benetti
16/10/2021 - 18h57 - Atualizada em: 16/10/2021 - 19h20
Industrial Vicente Donini vai receber a comenda da CNI
Industrial Vicente Donini vai receber a comenda da CNI (Foto: Divulgação)

Após ano sem homenagem em função da pandemia em 2020, a Federação das Indústrias do Estado (Fiesc) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) voltam a reconhecer industriais de SC por suas trajetórias. Será na próxima sexta-feira (22), às 10h30min, na sede da Fiesc, em Florianópolis. Sete empresários receberão a comenda da Ordem do Mérito Industrial.

> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

Receberão a medalha da Fiesc os empresários Fernando Cestari de Rizzo, Gelson Dalla Costa, Júlio André Ruas Tedesco (in memoriam), Sirivaldo José Barbieri, Salézio José Martins e Ricardo Minatto Brandão. O presidente do conselho de administração do Grupo Marisol, Vicente Donini, será homenageado com a comenda nacional.

O presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, explica que a homenagem é concedida a empresários pela trajetória que tiveram, pelos negócios que criaram, pelo envolvimento com a comunidade, geração de empregos e desenvolvimento econômico que proporcionaram. A federação costuma conceder medalha a um empresário de cada região.

O industrial Vicente Donini, homenageado da CNI, está à frente de uma das maiores empresas de confecções de moda infantil do país. O Grupo Marisol oferece mais de 2,4 mil empregos em SC e no Ceará. O industrial também é conselheiro de outras empresas e se dedica à vitivinicultura. Fundou e lidera a vinícola Casa Vivalti, de São Joaquim.

Fernando de Rizzo representará o Norte de SC na premiação. É o CEO da Tupy, multinacional inovadora em soluções para o setor automotivo, construção civil e outros. Gelson Dalla Costa, de Chapecó, é um dos fundadores da Apti Alimentos, empresa que atua com condimentos e produtos pré-prontos, com atuação no Brasil e exterior.

Júlio Tedesco, de Balneário Camboriú, era filho de industriais do setor de papel e celulose de Caçador. Quando assumiu a gestão das empresas, ampliou investimentos e diversificou. O grupo entrou na área náutica e de lazer, em Balneário Camboriú, onde construiu a Marina Tedesco, o Parque Unipraias e o Atracadouro Barra Sul, para navios de cruzeiro.

Do Meio-Oeste, o homenageado será Sirivaldo Barbieri, de Treze Tílias. Ele é o gestor da empresa Pioneiro Baterias, da família, em Água Doce. Investiu em qualidade e ampliação, o que resultou em empresa competitiva no Brasil e América Latina. Da região Sul de SC, o representante será o engenheiro civil Ricardo Minatto Brandão, de Criciúma, da indústria Brametal. Ele liderou expansão da empresa, que atualmente produz estruturas metálicas para transmissão de energia e telecomunicações no Brasil e América latina.

O homenageado do Vale do Itajaí será Salézio Martins, fundador e presidente do Grupo Kyly, de Pomerode, segmento de moda infantil. A empresa emprega diretamente mais de 2 mil pessoas e tem diversas marcas com atuação no Brasil e exterior.

Estela Benetti

Colunista

Estela Benetti

Especialista na economia de Santa Catarina, traduz as decisões mais relevantes do mercado, faz análises e antecipa tendências que afetam a vida de empresários, governos e consumidores.

siga Estela Benetti

Estela Benetti

Colunista

Estela Benetti

Especialista na economia de Santa Catarina, traduz as decisões mais relevantes do mercado, faz análises e antecipa tendências que afetam a vida de empresários, governos e consumidores.

siga Estela Benetti

Mais colunistas

    Mais colunistas