publicidade

Navegue por
Estela

Trabalho

Florianópolis abre 88 vagas de emprego em abril; Joinville 886 e São José 836

Compartilhe

Por Estela Benetti
27/05/2019 - 07h00 - Atualizada em: 27/05/2019 - 11h33

Santa Catarina abriu em abril 6.415 novos postos de trabalho, segundo o Caged. Os serviços lideraram com 3.070, seguidos pela indústria com 2.021 e a construção civil com 1.638. O comércio abriu 781 e administração pública 323. A agropecuária fechou 1.584 por questões sazonais. Chama a atenção a boa distribuição de vagas na maioria das cidades do Estado. Joinville liderou com 886, seguida por São José 836, Criciúma 578 e Chapecó, 540. A Capital abriu 88. No ano, são 49.914 novas vagas em SC, das quais 30.031 na indústria.

Lojistas A reforma trabalhista reduziu o número de reclamatórias de trabalhadores de 2 milhões em 2017 para 1,28 milhão nos primeiros 12 meses após a vigência. Em palestra na Convenção das CDLs, a juíza do Trabalho do Mato Grosso, Graziele Lima, disse que a nova legislação permite o lucro sem exploração, tem medidas para evitar conflitos, favorecendo a negociação entre as partes. Disse ainda que os advogados trabalhistas estão com nova postura, reforçando a litigância responsável.  A 48ª Convenção Estadual do Comércio Lojista reuniu lideranças do varejo em Joinville. Os debates foram sobre conjuntura, inovação, Justiça e qualificação profissional. O presidente da Federação das CDLs, Ivan Tauffer, afirmou que o setor espera as reformas para ter vendas melhores. A 48ª Convenção Estadual do Comércio Lojista reuniu lideranças do varejo em Joinville. Os debates foram sobre conjuntura, inovação, Justiça e qualificação profissional. 

Fatima Caponi, divulgação
Fatima Caponi, divulgação
(Foto: )

Na foto, os presidentes das CDLs de Florianópolis, Ernesto Caponi (E) e de Chapecó, Clóvis Spohr (D) com o anfitrião, o presidente da CDL de Joinville, José Manoel Ramos (C)

Saneamento A pesquisa Pnad do IBGE apurou que Santa Catarina alcançou 57% de coleta de esgoto. O Estado investe mais, principalmente por meio da Casan, mas é insuficiente para a grande demanda em coleta e tratamento de esgoto. Por isso é positiva a decisão do governador Carlos Moisés de manifestar posição favorável à MP do Saneamento, junto com outros governadores do Sul e Sudeste na reunião do Cosud. SC precisa investir R$ 30 bilhões até 2030 no setor, por isso capital privado é necessário.

Movimento ODS Florianópolis vai sediar dias 28 e 29 de junho, no hotel Jurerê Beach Village, em Jurerê Internacional, o Fórum Brasil ODS 2019. O objetivo é debater e promover intercâmbio visando soluções para atender os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. São esperados mais de 500 participantes no evento que é promovido pelo Movimento Nacional ODS SC e a Editora Expressão. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site https://forumbrasilods.com.br/

CORREÇÃO - O Fórum Brasil ODS 2019 será dias 28 e 29 do mês que vem, junho, em Jurerê Internacional, e não neste mês, como foi informado até há pouco na nota acima e saiu na minha coluna impressa de hoje. (Corrigido às 11h30min do dia 27 de maio).

Enoturismo A Santur está recepcionando o colunista de gastronomia e enologia do jornal O Globo, Pedro de Mello e Souza. Ele participa de roteiro de quatro dias em vinícolas de Altitude da Serra de SC.

Sem aftosa O agronegócio catarinense comemora 12 anos de reconhecimento de área livre de aftosa sem vacinação pela OEA. É esse diferencial que permite ao Estado responder por 50% das exportações de carne suína do Brasil. 

Deixe seu comentário:

Estela Benetti

Estela Benetti

Estela Benetti

Especialista na economia de Santa Catarina, traduz as decisões mais relevantes do mercado, faz análises e antecipa tendências que afetam a vida de empresários, governos e consumidores.

estela.benetti@somosnsc.com.br

publicidade

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade

Navegue por
© 2018 NSC Comunicação
Navegue por
© 2018 NSC Comunicação