nsc
    nsc

    Luto

    Governo de SC decreta luto pela morte de Mário Lanznaster; entidades falam do legado

    Compartilhe

    Estela
    Por Estela Benetti
    18/10/2020 - 12h17 - Atualizada em: 18/10/2020 - 17h40
    Mário Lanznaster
    Governo de SC e entidades lamentam morte do empresário Mário Lanznaster (Foto: Fiesc / Divulgação)

    O governo de Santa Catarina decretou luto oficial de três dias pela morte do presidente da Aurora Alimentos, Mário Lanznaster. Em nota, informou que o governador Carlos Moisés da Silva (PSL) lamenta a perda e decreta luto pelos relevantes serviços prestados e sua destacada vida pública catarinense. Entidades empresariais também emitiram notas de pesar pela morte de Lanznaster e destacam a sua trajetória.

    > Mário Lanznaster, um visionário do cooperativismo e do agronegócio

    > Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui

    A Federação das Indústrias do Estado (Fiesc), da qual Lanzanster era vice-presidente para Assuntos Estratégicos, afirmou que ele deixa exemplo de dedicação e amor ao trabalho.

    - Lanznaster nos deixa o exemplo da dedicação ao trabalho, liderou com bravura o empreendimento cooperativo que administrou, colocando-o entre os maiores conglomerados do setor alimentício brasileiro – disse Mario Cezar de Aguiar, presidente da Fiesc.

    > Presidente da Aurora Alimentos, Mário Lanznaster se tornou executivo sem abandonar as origens do campo

    O empresário foi homenageado duas vezes pela Fiesc: em 2006 com a Ordem do Mérito Industrial de SC e em 2015 com a Ordem do Mérito da CNI. Em entrevista para a TV Indústria SC, quando recebeu essa homenagem nacional, Lanznaster Ele disse que quando tem amor pelo que faz a pessoa não desiste nunca, vai procurar alternativas.

    A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de SC (FCDL/SC), também emitiu nota de pesar. Segundo a entidade, Lanznaster foi um dos maiores líderes do cooperativismo brasileiro nas últimas décadas.

    - A entidade presta solidariedade aos familiares e amigos e enaltece o legado da família Lanznaster e o trabalho de todos que fazem parte do grupo Aurora, diante de sua relevante contribuição para o desenvolvimento do estado e do país – afirmou a FCDL.

    > Prefeito de Florianópolis Gean Loureiro continuará internado, diz hospital

    A bancada do Oeste da Assembleia Legislativa, em nota de pesar, afirma que Lanznaster ganhou o respeito e admiração catarinense e nacional como cooperativista, tendo ocupado as mais distintas funções e cargos na área, chegando à presidência de duas das maiores cooperativas do país, exercendo atualmente a presidência da Aurora. 

    Antes, ele presidiu a Cooperalfa, também de Chapecó, uma as maiores cooperativas singulares do país. Em 2006, o empresário recebeu da Alesc a comenda Mérito Empresarial Carl Franz Albert Hoepcke, distinção a grandes industriais de SC.

    > Festa com mais de 500 pessoas é encerrada pela PM em Indaial; veja vídeo

    A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) também se manifestou sobre o falecimento de Mário Lanznaster, ocorrido neste domingo.

    - Sob sua liderança, a Aurora transformou-se numa das mais importantes empresas do agronegócio catarinense e brasileiro, destacando-se como um dos principais fornecedores dos supermercados do país. Deixa a todos um legado irrepreensível na vida pessoal e na liderança e promoção do cooperativismo – afirmou a Acats.

    Entidades representativas do setor de carnes, a Associação Catarinense de Avicultura (Acav), Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados no Estado de Santa Catarina (Sindicarne) e a Associação das Indústrias de Carnes e Derivados em Santa Catarina (Aincadesc) emitiram nota conjunta lamentando o falecimento de Mário Lanznaster.

    - Dr. Mário foi e será sempre uma referência no agronegócio. Perde a família Lanznaster, perde a família Aurora, perde o agronegócio, perde Santa Catarina e perde o Brasil. Nossos sinceros sentimentos à família Lanznaster e à família Aurora – afirmaram as entidades em nota assinada pela presidente do Sindicarne e da Aincadesc Irani Pamplona Peters e pelo presidente da Acav, José Antônio Ribas Júnior.

    O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), José Zeferino Pedrozo, que antecedeu Mário Lanznaster na presidência da Aurora, afirmou que este é um momento de dor, mas que as lembranças de boas ações deixadas por ele nas esferas pessoal, profissional e empresarial confortam.

    - Lanznaster teve papel fundamental no crescimento e na profissionalização das atividades agrícolas e pecuárias do grande oeste catarinense através do associativismo cooperativista, permitindo, com isso, a elevação da qualidade de vida das famílias rurais – afirmou José Zeferino Pedrozo.

    Leia mais

    Causa da morte da ex-ginasta Ana Paula Scheffer, que teve passagem por SC, ainda é incerta

    Foto divulgada por Felipe Neto em postagem sobre Florianópolis foi tirada em Campo Grande

    Pandemia mata 8 médicos em SC e afasta mais de 900 do trabalho

    Conheça cinco alimentos que ajudam a prevenir o câncer de intestino

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas