A Portonave, terminal privado de navegantes, no Litoral Norte de Santa Catarina acaba de fazer um investimento de peso para melhorar a eficiência na movimentação de cargas. Destinou R$ 439 milhões na aquisição de equipamentos 100% elétricos que vão elevar a capacidade de movimentação de cargas de 1,5 milhão de TEUs por ano para 2 milhões de TEUs anuais.
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Um dos pioneiros a adquirir produtos 100% elétricos, a Portonave, que tem uma usina com 318 placas solares, investe para ser cada vez mais sustentável. Por isso adquiriu dois guindastes Ship-to-Shore (STS) para embarque e desembarque de contêineres nos navios, 14 guindastes Rubber Tyred Gantry (RTG), para movimentação no pátio, uma Reach Stacker, empilhadeira de grande porte, e dois modernos Scanners.
Todos são 100% elétricos e essa escolha visa destacar que a empresa está focada na descarbonização de atividades para reduzir emissões que causam efeito estufa. Os scaners devem entrar em operação até junho deste ano e os demais, em 2026.
A companhia aproveitou o programa Reporto, do governo federal, que incentiva o desenvolvimento de portos nacionais, para fazer esse investimento. Ele oferece isenção de tributos federais.
A Portonave destaca que com esses guindastes, fabricados pela chinesa Shanghai Zhenhua Heavy Industries (ZPMC), é possível carregar até 100 toneladas a uma altura de 55 metros. Eles podem abastecer os maiores navios do mundo, com 400 metros de comprimento e 61 metros de boca. O terminal de Navegantes é o primeiro porto brasileiro a adquirir esses equipamentos que podem alcançar até 25 filas de contêineres. Um destaque dos equipamentos para movimentar contêineres em solo são os sensores eletrônicos que garantem a redução de acidentes.
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