nsc

publicidade

Estela

Comércio exterior

Indonésia tem interesse em importar carnes de SC, diz embaixador 

Compartilhe

Por Estela Benetti
10/09/2019 - 06h00 - Atualizada em: 10/09/2019 - 06h32
Embaixador Edi Yusup (E) com o secretário Ricardo Gouvêa (Crédito: Ana Ceron, divulgação)

Quarto país mais populoso do mundo, com mais de 260 milhões de habitantes – atrás da China, Índia e EUA – a Indonésia acaba de abrir seu mercado para carnes brasileiras. Por isso, o embaixador do país asiático no Brasil, Edi Yusup (E) iniciou nesta segunda-feira visita oficial ao Estado, quando se reuniu com o secretário de Agricultura, Ricardo Gouvêa (D). Segundo o embaixador, a Indonésia tem interesse em importar carnes e leite de Santa Catarina. Com economia que cresce 5% ao ano, há um aumento do consumo de proteína animal.

- Nós acreditamos na qualidade da carne brasileira e vamos trabalhar isso a longo prazo. O produto deve entrar no nosso mercado com um preço competitivo e conquistar o mercado local- disse ele.

Na reunião com Gouvêa, Yusup deixou claro que há um interesse maior pela carne produzida em Santa Catarina em função do status sanitário diferenciado, pelo fato de o Estado ser a única área do Brasil livre de aftosa sem vacinação. O secretário catarinense disse ao diplomata que o Estado tem interesse em conquistar o mercado indonésio.

A propósito, há anos o Brasil tentava exportar ao país, mas não encontrava abertura. Foi por meio de questionamento de práticas comerciais junto à OMC que conseguiu derrubar barreiras no final do mês passado. Além disso, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, esteve no país em maio para uma visita oficial, atenta ao grande potencial consumidor do país. Na última semana, ela informou sobre a abertura do mercado a 10 frigoríficos brasileiros de carne bovina.

Nesta terça-feira, o diplomata terá reunião com o governador Carlos Moisés da Silva.

Sobre a Indonésia

A Indonésia é um país formado pelo maior arquipélago do mundo, integrado por nada menos do que 17.508 ilhas situadas entre o Sudeste asiático e a Austrália. Sua capital, Jacarta, tem cerca de 10 milhões de habitantes e a economia do país é a 16ª maior do mundo, conforme dados do FMI de 2018.

Vale destacar que no ranking dos países mais populosos, o Brasil, com 210 milhões de habitantes, está em 5º lugar, logo após a Indonésia.

Deixe seu comentário:

Estela Benetti

Estela Benetti

Estela Benetti

Especialista na economia de Santa Catarina, traduz as decisões mais relevantes do mercado, faz análises e antecipa tendências que afetam a vida de empresários, governos e consumidores.

estela.benetti@somosnsc.com.br

publicidade

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade