nsc
nsc

Tecnologia

Jaraguá do Sul será primeira cidade de SC com 5G em área urbana

Compartilhe

Estela
Por Estela Benetti
19/07/2022 - 12h31 - Atualizada em: 21/07/2022 - 16h02
Novale Hub, Centro de Inovação de Jaraguá do Sul, que atraiu teste 5G em área urbana
Novale Hub, Centro de Inovação de Jaraguá do Sul, que atraiu teste 5G em área urbana (Foto: Facebook, reprodução)

Região do bairro Três Rios, que sedia o Centro de Inovação de Jaraguá do Sul, o Novale Hub, será a primeira área urbana de Santa Catarina a contar com tecnologia 5G. A partir do mês que vem, agosto, a região passará a ter um ponto para testar frequência específica da tecnologia porque a cidade é uma das quatro do país que integram o projeto Conecta 5G. A informação foi confirmada pela Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs) nesta segunda-feira.

Saiba como receber notícias do DC no Telegram

Esse pioneirismo está sendo possível em Jaraguá porque a Acijs fez parceria com o Ministério das Comunicações no ano passado, que viabilizou o teste junto a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). As duas entidades foram parceiras da empresa WEG em testes de 5G na indústria no ano passado.

Uso do 5G na indústria brasileira está no nível mundial, diz diretor da WEG

O Conecta 5G disponibiliza uma solução para instalação de infraestrutura habilitadora de 5G voltada à transformação digital de municípios e do setor produtivo. Será instalada uma luminária inteligente pelas empresas Nokia e Juganu que contém uma antena 5G embutida, que conta com a tecnologia chipset da multinacional americana Qualcomm.

WEG conclui testes de conectividade de redes 5G em fábrica de Jaraguá do Sul

Os testes em Jaraguá do Sul serão feitos nas faixas de 3.7; 3.8; 27.5; e de 27.9 GHz (gigahertz) da tecnologia 5G.

De acordo com informações apuradas pela Acijs junto à Anatel, a tecnologia que integra essas antenas 5G em iluminárias inteligentes poderá suportar a instalação de elevado número de antenas 5G em cidades. Isso facilitará a disseminação da nova tecnologia porque a instalação de luminárias é de responsabilidade do setor público municipal.

O prefeito Jair Franzner está otimista com o potencial que a tecnologia 5G oferece e que colocou Jaraguá no cenário nacional de testes em função da indústria. Segundo ele, na área pública será possível melhorar a qualidade de serviços municipais de educação, saúde, trânsito (com semáforos inteligentes) e gerenciamento de obras públicas, entre outros.

O Brasil já estreou o 5G em Brasília dia 6 deste mês e as capitais, inclusive Florianópolis, passarão a contar com a nova tecnologia a partir de setembro próximo.

Entenda como vai funcionar o 5G

Leia também​

Sinal de 5G aparecendo no celular em Florianópolis? Entenda o que significa

Projeto do iFood leva internet gratuita para escolas de áreas remotas de Lages

Estela Benetti

Colunista

Estela Benetti

Especialista na economia de Santa Catarina, traduz as decisões mais relevantes do mercado, faz análises e antecipa tendências que afetam a vida de empresários, governos e consumidores.

siga Estela Benetti

Estela Benetti

Colunista

Estela Benetti

Especialista na economia de Santa Catarina, traduz as decisões mais relevantes do mercado, faz análises e antecipa tendências que afetam a vida de empresários, governos e consumidores.

siga Estela Benetti

Mais colunistas

    Mais colunistas