nsc

publicidade

Estela

Inovação

Joinville terá primeiro one stop shop de cidades inteligentes do Brasil

Compartilhe

Por Estela Benetti
11/07/2019 - 05h45
(Foto: Salmo Duarte / A Notícia)

O Perini Business Park, de Joinville, lançará o projeto Perini City Lab nos dias 22 e 23, no Smart Cities Business, em São Paulo. A iniciativa, em parceria com o governo do Reino Unido, visa transformar o parque industrial e tecnológico numa cidade aberta a testes de todas as tecnologias de smart cities.

O acordo será assinado pelo presidente do Perini Marcelo Hack, o diretor de Tecnologia e Smart Cities do Departamento Internacional de Comércio do Reino Unido Dylan Thomas e o prefeito de Joinville, Udo Döhler. Segundo o diretor executivo do Ágora Tech Park, Jean Vogel, será o primeiro one stop shop de cidades inteligentes do Brasil, abrindo uma série de possibilidades no Perini, onde circulam 10 mil pessoas numa cidade privada. Será possível testar carros autônomos, drones, segurança por imagens e outras inovações.

Leia também: "Não é a cidade dos Jetsons", afirma especialista em cidades inteligentes

Aeroporto

O presidente do conselho de administração da Zurich Airport, Andreas Schmid, visitou o aeroporto internacional de Florianópolis e as obras do novo terminal na terça-feira. Ele veio acompanhado do CEO global da empresa suíça Stephan Widrig e do CEO da Zurich Airport Latin America (Zala), Stefan Conrad. Foram recepcionados pelo CEO da Floripa Airport e demais executivos na Capital de SC. Schmid e Conrad vieram conferir pessoalmente o novo terminal, animados com as expectativas de crescimento do movimento de passageiros quando entrar em operação em primeiro de outubro. Elogiaram a beleza e a rapidez na construção. Na foto, Schmid está ao centro, de óculos.  

Advocacia e TI

Com o desafio de identificar tendências de serviços da área de direito para empresas cada vez mais tecnológicas, a Martinelli Advocacia Empresarial, de Joinville, um dos escritórios do setor mais admirados do Brasil, inaugurou terça à noite unidade dentro do Ágora Tech Park, centro de tecnologia do Perini Business Park.

— Começamos a treinar pessoas, enviando profissionais para mestrado no exterior, visitar a Califórnia para entender esse mundo porque o que nós somos hoje não nos garante daqui a cinco anos – disse o presidente da empresa, João Martinelli, para quem a forma de advogar está mudando com a inteligência artificial.  

Mexilhão invasor

A Epagri informa que estudo da empresa apurou a chegada de uma espécie exótica de mexilhão, que está dominando regiões produtoras de Bombinhas, no litoral de SC. Essa espécie invasora é nativa da região do Prata, na Argentina. Os cultivados em SC são da espécie Perna perna, mas em Bombinhas está prevalecendo a Mytilus cf. edulis platensis. O pesquisador da Epagri, Alex Alves dos Santos, diz que a carne do mexilhão brasileiro é de melhor qualidade, principalmente após congelamento.

Dados

O especialista Wagner Cambruzzi fez palestra sobre dados como estratégia para tendências e negócios em Florianópolis, numa iniciativa da agência BriviaDez, com sede no Impact Hub Beira Mar.

Deixe seu comentário:

Estela Benetti

Estela Benetti

Estela Benetti

Especialista na economia de Santa Catarina, traduz as decisões mais relevantes do mercado, faz análises e antecipa tendências que afetam a vida de empresários, governos e consumidores.

estela.benetti@somosnsc.com.br

publicidade

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade