nsc
nsc

GESTÃO PÚBLICA E PRIVADA

Lide SC debate diferenciais de Palhoça na gestão e tecnologia como base ao futuro

Compartilhe

Estela
Por Estela Benetti
04/08/2022 - 05h38
José Somensi, Divulgação
Presidente da Pedra Branca, Marcelo Gomes; prefeito de Palhoça Eduardo Freccia; presidente do Lide-SC Delton Batista; e o presidente da Quantum Engenharia Gilberto Vieira (Foto: José Somensi, Divulgação)

Cortada pela BR-101, tendo de um lado reservas florestais e do outro o mar, Palhoça cresce de forma acelerada com avanços na gestão pública e privada. Com o tema “É hora de acelerar Palhoça” o Lide Santa Catarina destacou em reunião nesta quarta-feira com líderes empresariais de todo o Estado dois exemplos que diferenciam o município – PPP na iluminação pública e a Cidade Pedra Branca - e a atenção da prefeitura para o desenvolvimento futuro.

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Ao conceder à iniciativa privada a iluminação pública do município, Palhoça passou a contar com instalações de tecnologias que permitem avançar em soluções de cidades inteligentes, além de ter reduzido em 63% a conta mensal de luz por usar apenas lâmpadas de LED. Os detalhes foram apresentados pelo empresário Gilberto Vieira, presidente da Quantum Engenharia, que integra o consórcio Qluz, vencedor da parceria público-privada (PPP). São 27 mil pontos de luz com gestão remota.

- O sistema é fundamental para a qualidade da iluminação pública e contribui como porta de entrada para a cidade se transformar em uma smart city. Além da economia gerada para o município, o investimento em modernização também fomenta o desenvolvimento do comércio e do turismo local – explicou Gilberto Vieira, ao destacar que a segurança também melhorou.

A Cidade Pedra Branca, bairro planejado pela iniciativa privada que iniciou no fim dos anos de 1990 por iniciativa da família Gomes, é outro diferencial ao desenvolvimento de Palhoça. Reúne unidades habitacionais unifamiliares, edifícios mistos e comerciais, além de um polo empresarial com ênfase em tecnologia e inovação.

- Nosso sonho foi pautado e cresceu com a missão de ajudar no desenvolvimento da região. Dessa forma fomos pioneiros e inovadores, principalmente ao trazer propostas que ainda não estavam tão difundidas na nossa sociedade, como a questão da sustentabilidade e o novo humanismo, que traz o planejamento urbano pensado para as pessoas. Sempre estimulando o conceito de centralidade, onde as pessoas possam morar, trabalhar, estudar e se divertir num mesmo lugar – afirmou Marcelo Gomes, presidente do Grupo Pedra Branca.

O prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia (PSD), falou de avanços na economia e gestão que colocaram o município como o de melhor índice econômico do Brasil segundo análise do instituto Austing Rating. Segundo ele, após os esforços feitos pelo desenvolvimento econômico alcançado até aqui, é preciso dar continuidade a essa evolução. - Buscamos por servidores, políticas públicas e resultados que sejam empreendedores, inovadores e que a gente consiga antever os desafios vindouros e estar preparado para lidar com eles – disse o prefeito Eduardo Freccia.

Estela Benetti

Colunista

Estela Benetti

Especialista na economia de Santa Catarina, traduz as decisões mais relevantes do mercado, faz análises e antecipa tendências que afetam a vida de empresários, governos e consumidores.

siga Estela Benetti

Estela Benetti

Colunista

Estela Benetti

Especialista na economia de Santa Catarina, traduz as decisões mais relevantes do mercado, faz análises e antecipa tendências que afetam a vida de empresários, governos e consumidores.

siga Estela Benetti

Mais colunistas

    Mais colunistas