Desde terça-feira, o pavilhão Promosul, na fria cidade de São Bento do Sul, no Planalto Norte catarinense, está lotado de lojistas de todo o país. Eles participam da exposição Móvel Brasil, no maior polo exportador de móveis do país que, nos últimos anos, também faz produtos para a média e alta decoração brasileira. Com o objetivo de projetar mais o setor, os organizadores decidiram fazer uma feira anual de móveis em Balneário Camboriú e a primeira edição será de 23 a 26 de maio de 2023.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
O objetivo é atrair fabricantes de todo o país, com ênfase em produtos mais sofisticados. A Móvel Brasil seguirá bienal, com maior atenção aos fabricantes da região. A edição deste ano, que se encerra nesta sexta-feira e atraiu perto de 10 mil visitantes, conta com 110 expositores, 80% dos quais do polo regional dos municípios de São Bento do Sul, Rio Negrinho e Campo Alegre.
A realização é do Sindusmóbil, o Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Bento do Sul. É ele que também fará a edição anual de Balneário Camboriú, que além de produtos diferenciados, terá como atração a cidade litorânea do país que mais se destaca na indústria de construção, equipamentos turísticos, gastronomia e lazer.
Embora a região de São Bento se destaque pela exportação de móveis maciços para os Estados Unidos e Europa, os produtos criados para o mercado interno brasileiro mais exigente se destacam pelo design e uso de componentes diferentes também como metais, couros e treliças.
Continua depois da publicidade
Com forte presença no exterior, o polo moveleiro de São Bento encerrou 2021 com US$ 190,89 milhões em exportações, 31% mais que no ano anterior. A região do Norte de SC responde por 21% das vendas externas do Brasil.