nsc
nsc

Entrevista

“O município de São José vem mostrando sua força”, diz Nadir Koerich

Compartilhe

Estela
Por Estela Benetti
29/06/2019 - 05h45
(Foto: Arquivo Pessoal / Divulgação)

A empresária Nadir Koerich assume nesta segunda-feira o segundo mandato de dois anos à frente da Associação Empresarial da Região Metropolitana de Florianópolis (Aemflo) e CDL São José. Primeira mulher a liderar as duas entidades que reúnem mais de 4 mil associados, ela é fundadora e sócia da empresa Koesil Contabilidade. Entre as prioridades do novo mandato estão foco na melhoria da mobilidade urbana, mais cursos de gestão empresarial e maior oferta de serviços. A posse será na reunião do conselho deliberativo, quando serão comemorados também os 35 anos da Aemflo e os 20 anos da CDL.

O que a diretoria da Aemflo e CDL, liderada pela senhora, vai priorizar na nova gestão? 

Nossa atuação institucional terá como foco estratégico ações para reivindicar melhoria na mobilidade urbana, participando de campanhas com outras organizações ou meios de comunicação, incentivando a integração dos municípios no sistema de transporte público e propondo aos órgãos públicos, rotas alternativas para melhoria do fluxo das rodovias que ligam os municípios conurbados. Além disso, vamos continuar nossa luta pelo Contorno Viário, reivindicando a conclusão da obra junto a federações e frentes parlamentares.

Outra área de grande empenho e atuação será na Responsabilidade Social da Aemflo e CDL-SJ, com o desenvolvimento de campanha de conscientização para as reformas necessárias do Hospital Regional e apoio ao Educandário Santa Catarina.

No que se refere à Geração de Negócios, vamos consolidar e incentivar o uso da Plataforma “B2B”. Esta ferramenta poderá ser disponibilizada para que cada empresa associada possa divulgar suas aquisições e receber orçamentos dos demais associados. Vamos concluir ainda a implantação do Sistema de Governança Corporativa, integrando os Sistema de Segurança, Compliance e Qualidade.

Os investimentos da área da Saúde serão ampliados, com o objetivo de consolidar o Plano LifeDay em toda a Região Metropolitana de Florianópolis e diversificar o portfólio de serviços e benefícios.

Vamos concluir também a construção da nossa nova sede. A previsão de inauguração é dezembro do ano que vem.

Quais foram as principais realizações no mandato que está se encerrando?

Para incentivar o desenvolvimento econômico em São José, participamos do Programa Cidade Empreendedora, organizado pelo Sebrae/SC, que fortaleceu o ambiente de negócios e contribuiu para o crescimento sustentável das pequenas empresas da cidade.

Além disso, promovemos anualmente a Mega Liquidação de São José, que reúne mais de 60 lojas da cidade, para oferecer desconto de até 70% em roupas, calçados e acessórios. Um grande incentivo para fomentar o comércio varejista e proporcionar ótimas opções de compras aos consumidores.

Na área de produtos e soluções, lançamos e consolidamos o Plano LifeDay Saúde e ampliamos o portfólio de produtos e benefícios aos nossos associados.

Na área institucional, intensificamos a campanha de valorização da classe empresarial, buscando a conscientização que o empreendedorismo é a base para o desenvolvimento econômico. Apoiamos também a Reforma da Previdência, pois acreditamos que é uma importante decisão para o Brasil voltar a crescer.

E, assinamos em janeiro deste ano o contrato para a construção da nova sede, que já está na fase de fundação. O novo prédio será sediado, nas margens da BR 101, ao lado da Leroy Merlin.

O Plano LifeDay Saúde foi um projeto estratégico da Aemflo. O que ele oferece e como estão as adesões?

Em um mercado de trabalho tão competitivo, entendemos que este benefício se tornou um diferencial muito importante para reter talentos nas organizações e trazer a tranquilidade para as empresas. Foi pensando nisso, que ampliamos nosso portfólio na área da Saúde, com o objetivo de oferecer opções com qualidade e preço justo aos associados. Analisamos e negociamos muito para oferecer a melhor solução para as empresas associadas.

A LifeDay Saúde atua há mais de 40 anos no mercado brasileiro, em 2017, reposicionou sua marca e abrangência, expandindo os negócios com a Aemflo, na Região Metropolitana de Florianópolis.

O Plano oferece benefícios, como rede completa de serviços, acesso gratuito a medicamentos nas farmácias credenciadas, programas de prevenção, seguro prestamista, entre outros.

Tecnologia e inovação são prioridades para todos setores empresariais. O que a associação tem feito para apoiar empresas frente a esses desafios?

Nos anos 2017 e 2018, realizamos mais de 200 cursos, entre treinamentos, palestras e workshops dos mais variados temas, buscando qualificar, aprimorar e reciclar as competências dos profissionais e colaboradores de empresas associadas. Lançamos também o Seminário de Gestão e Liderança Empreendedora, trazendo novidades e tendências de mercado nas áreas de tecnologia e inovação, que podem ser aplicadas ao universo da gestão e empreendedorismo.

Lançamos também o Programa de Gestão Empresarial para Micro e Pequena Empresa, o PlaneMPE, uma grande oportunidade para empresas se atualizarem nas áreas de Administração e Departamento Pessoal, Gestão Financeira e Tributária, Comercial e Marketing, Gestão Estratégica e Marketing Digital. O Programa é totalmente gratuito para empresários, líderes e gestores.

E, nesta nova gestão vamos lançar o Primeiro Concurso de Inovação Empresarial, para incentivar e premiar às empresas que utilizam a inovação para melhoria de processos na gestão. Esse reconhecimento servirá como inspiração para outras empresas buscarem o desenvolvimento de seus negócios.

A Aemflo participa de pacto regional pela mobilidade. Quais são os principais gargalos logísticos regionais?

A falta de mobilidade que estamos vivendo na Grande Florianópolis vem causando inúmeros prejuízos aos negócios, com constantes quedas de venda, qualidade no atendimento e lucratividade, devido à perda de tempo que todos os colaboradores, empresários e clientes sofrem todos os dias.

A nossa infraestrutura urbana, além de muito deficiente, tem seu quadro piorado quando as medidas governamentais a serem tomadas, chegam tardiamente, não resolvendo os problemas. O caso das Pontes, da Via de Contorno da BR 101, do Plano de Transporte Metropolitano são os nossos principais gargalos logísticos regionais.

Consideramos que a política de transporte coletivo precisa ser combinada com um aumento da densidade habitacional em diversos locais. A política de mobilidade precisa ser confiável para os passageiros de todas as classes sociais, com mais conforto e com horários compatíveis com as necessidades das pessoas.

A classe empresarial quer contribuir com soluções, pois compreendemos o problema e demonstramos nossa impaciência, exigindo mais comprometimentos dos governantes e de todos os poderes do Estado. Nossa luta pela mobilidade é antiga e não vai parar.

São José é o município com o 5º maior PIB do Estado e vem crescendo. Que setores estão se destacando mais?

O município de São José vem mostrando sua força e, em 2017, se destacou como a segunda cidade que mais gerou empregos em Santa Catarina, com 2.517 novas oportunidades de trabalho.

São José foi considerada a sexta cidade que mais abriu vagas em todo o Brasil. O setor de serviços foi o que mais gerou empregos na cidade, com destaque para a construção civil.

Para melhorar o desenvolvimento da economia na cidade, estamos reivindicando a Praça do Empreendedor. Esse é um sonho antigo dos empresários josefenses. A ideia é seguir o exemplo de Blumenau e concentrar vários serviços, como Junta Comercial, Corpo de Bombeiros e outros órgãos municipais e estaduais, em apenas um local, para facilitar o processo de abertura de empresas.

Quais são as suas expectativas para o cenário econômico do país?

As expectativas são as melhores, pois nos últimos anos o empresário não se deixou abater com o ritmo da economia ainda lento, e continuou trabalhando para conquistar suas metas e planos. O otimismo aumentou com o novo governo e a esperança agora é que o Brasil volte a crescer com um ritmo acentuado. 

Esperamos que as mudanças sejam ainda mais transformadoras e que a agenda do governo esteja realmente focada nas reformas que o nosso País necessita, para fomentar o empreendedorismo e a economia.

Uma pesquisa recente elaborada pelo SPC Brasil revelou que a confiança da micro e pequena empresa subiu para 51,1 pontos, e de modo geral, 43% dos empresários de menor porte acreditam que o faturamento de sua empresa irá crescer neste ano. Esse fator confiança é fundamental e revela que os empreendedores brasileiros estão desempenhando bem seu papel, na busca de soluções inovadoras, na redução de custos e no relacionamento mais próximo com o consumidor.

Leia também: Economia de Santa Catarina cresce 7,12% em 2018, segundo índice da Facisc

Estela Benetti

Colunista

Estela Benetti

Especialista na economia de Santa Catarina, traduz as decisões mais relevantes do mercado, faz análises e antecipa tendências que afetam a vida de empresários, governos e consumidores.

siga Estela Benetti

Estela Benetti

Colunista

Estela Benetti

Especialista na economia de Santa Catarina, traduz as decisões mais relevantes do mercado, faz análises e antecipa tendências que afetam a vida de empresários, governos e consumidores.

siga Estela Benetti

Mais colunistas

    Mais colunistas