O Ágora Tech Park, baseado no Perini Business Park, e o Inovaparq, braço tecnológico da Universidade da Região de Joinville (Univille), decidiram aproximar ações para fortalecer ainda mais o ecossistema de inovação do município. Vão assinar sexta-feira um acordo de cooperação para promover em conjunto eventos, intercâmbio entre startups e aproximação entre academia e empresas.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Com o objetivo de envolver mais a academia com o mercado, a primeira iniciativa em conjunto será o programa Experts, criado pelo Ágora e a Softville para professores que querem uma aproximação com o mercado ou empreender. O lançamento e a realização de workshops desse novo programa será em 17 de março, no Inovaparq.
Essa aproximação dos parques tecnológicos não é a primeira iniciativa do Ágora com esse objetivo e nem será a última. No ano passado, ele firmou parceria com o Pollen Parque Tecnológico, de Chapecó. E em 10 de março, vai assinar acordo semelhante com o Novale Hub, que é o centro de inovação de Jaraguá do Sul.
Para o diretor executivo do Inovaparq, Marcelo Borba, essa aproximação vai criar sinergia para fortalecer o ecossistema de inovação de Joinville. O coordenador de Inovação do Ágora, Ricardo Fantinelli, avalia que essa iniciativa complementa a expertise dos dois parques que desenvolvem tecnologias para aplicar nos mercados.
Continua depois da publicidade
Fundado há 11 anos no campus da Univille, o Inovaparq abriga 20 startups e quatro empresas. Uma dessas empresas é a chilena Sonda, que identificou em Joinville soluções de TI para os negócios.
Com três anos de atividades, o Ágora conta com 94 operações, incluindo startups, empresas, escritórios de entidades como a Acate, Fiesc e Sebrae, e unidades prestadoras de serviços. Está também ao lado do campus de engenharias da UFSC em Joinville.