nsc

publicidade

Estela

Resultado

Produção industrial de SC cresce 3% no ano

Compartilhe

Por Estela Benetti
11/06/2019 - 13h07
(Foto: Marco Favero / NSC Total)

A indústria de Santa Catarina fechou o primeiro quadrimestre do ano com crescimento de 3% da produção em relação ao mesmo período do ano passado. Este é o terceiro melhor resultado do Brasil, atrás apenas dos vizinhos Rio Grande do Sul e Paraná que empataram na liderança com crescimento de 6,2% no mesmo período.

No mês de abril, SC cresceu 1,3% frente ao mês anterior, março, na série com ajustes sazonais, e 3,2% em relação ao mesmo mês do ano passado. No acumulado dos últimos 12 meses até abril, a produção industrial catarinense obteve alta de 2,8%. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) – Produção Física, divulgada hoje pelo IBGE e mostram que o desempenho estadual segue acima da média nacional.

No período de janeiro a abril a produção da indústria brasileira teve queda de 2,7% frente ao mesmo período do ano passado e retração de 1,1% no acumulado dos últimos 12 meses. Em abril frente ao mês anterior, com ajuste sazonal, a média do país foi alta de 0,3% e frente ao mesmo mês do ano passado o setor teve resultado negativo de 3,9%. No ano, a indústria brasileira acumulou queda em 11 dos 15 locais pesquisados, sofrendo impacto com a crise da Vale.

Em Santa Catarina, os setores que tiveram resultado positivo em abril frente ao mesmo mês do ano passado foram produtos de metal (9,4%), máquinas, aparelhos e materiais elétricos (8,7%), produtos de madeira (6%), máquinas e equipamentos (5,8%), veículos, reboques e carrocerias (5,2%), celulose e papel (4,5%), confecções (2,8%), plásticos e borracha (1,1%), metalurgia (1,1%) e alimentos (1,3%). Somente dois setores tiveram retração: minerais não metálicos (-0,8%) e têxteis (-0,2%).

O setor que liderou o crescimento industrial em abril no RS e PR e também teve expressivo peso em SC foi o de veículos e reboques. Os produtos de metais, que lideraram em SC, também incluem fornecimento ao setor automotivo.  

Deixe seu comentário:

Estela Benetti

Estela Benetti

Estela Benetti

Especialista na economia de Santa Catarina, traduz as decisões mais relevantes do mercado, faz análises e antecipa tendências que afetam a vida de empresários, governos e consumidores.

estela.benetti@somosnsc.com.br

publicidade

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade