O projeto de sistema integrado de mobilidade urbana da Grande Florianópolis, que foi apresentado no Global Infrastructure Leadreship Forum, evento realizado em Washington, Estados Unidos, com participação online, foi premiado. Venceu na categoria Jobs Creation, que considera potencial de geração de empregos diretos e indiretos nas comunidades impactadas.

Continua depois da publicidade

Santa Catarina estreia na Nasdaq com a Vitru Educação; outros IPOs poderão vir

O secretário de Parcerias Público-Privadas de SC (PPPs), Ramiro Zinder, que representou o Estado no evento e defendeu o projeto, comemorou a escolha. Denominado Oracle Project of the Year Awards, o prêmio integra o congresso que é um dos mais importantes do mundo sobre infraestrutura. Também disputaram o prêmio na mesma categoria os projetos do metrô de Ontário, no Canadá, e sistema de mobilidade da Dinamarca.

Elaborado pela Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana (Suderf) numa parceria com o Observatório de Mobilidade Urbana da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Teve também a participação de técnicos das prefeituras da região e da agência de cooperação técnica da Alemanha GIZ, por meio do Programa Felcity.

Segundo Zinder, o projeto prevê um transporte integrado com menores custos aos usuários e possibilidade de se deslocar entre os municípios da região, não apenas o destino direto para a Capital. Um exemplo pode ser pessoa de Biguaçu que poderá trabalhar em Palhoça usando um transporte direto entre os dois municípios, o que hoje não é possível na maioria dos casos.

Continua depois da publicidade

Zinder informa que o projeto de mobilidade requer investimento da ordem de R$ 600 milhões para terminais e ônibus. Poderá ser implantado em dois anos.

Destaques do NSC Total