publicidade

Estela

Destaque internacional

Robôs de estudantes de SC estão entre os 15 melhores do mundo 

Compartilhe

Por Estela Benetti
22/04/2019 - 03h00 - Atualizada em: 22/04/2019 - 06h37
Equipe catarinense Techmaker, do Sesi de Blumenau, que participou na categoria Desafio do Robô e conquistou o troféu Gracious Professionalism. Foto: CNI, divulgação
Equipe catarinense Techmaker, do Sesi de Blumenau, que participou na categoria Desafio do Robô e conquistou o troféu Gracious Professionalism. Foto: CNI, divulgação

Quando se fala da indústria do futuro, as projeções são de que quase tudo vai funcionar de forma autônoma, com inteligência artificial, ou seja, com robôs, não importando a forma. Por isso as conquistas de estudantes do Sesi Santa Catarina e de outros Estados no Campeonato Mundial de Robótica, realizado em Houston, EUA, na última semana, mostram que o Brasil tem condições de competir nesse setor estratégico e merecem reconhecimento.

No evento realizado pela organização First Lego com mais de 15 mil estudantes de 74 países, a equipe brasileira contou com 106 estudantes que conquistaram troféus ou foram finalistas em três modalidades.

​Conheça o Tech SC, portal que traz informações sobre o universo da tecnologia em Santa Catarina​

O time Techmaker, do Sesi Blumenau, ficou entre as 15 melhores na categoria Desafio do Robô e também conquistou o primeiro lugar em Gracious Professionalism, ou seja, trabalho em equipe. E o time AgroRobots, de estudantes de Seara e Concórdia, obteve o 14º lugar no desempenho Desafio do Robô, entre as 108 equipes participantes. Isso permite concluir que estudantes de SC estão entre os 15 mais talentosos do mundo para fazer robôs.

Vale explicar que o troféu Gracious Professionalism, conquistado por Blumenau, é um reconhecimento à equipe que mais demonstra respeito entre os colegas do time e com os demais competidores, profissionalismo e trabalho em equipe.

A equipe do Sesi Americana, SP, conquistou o primeiro lugar em Design de Robô e outro grupo brasileiro obteve o segundo lugar em Estratégia e Inovação. As disputas foram entre estudantes com idade entre 9 e 16 anos. Isso mostra que, para ter futuro, a automação deve ser bem ensinada em diversos cursos.

Startups

As healthtechs, startups voltadas à saúde, ganham espaço no setor de tecnologia do Estado. SC responde por 7,4% do total de empresas iniciantes nesse mercado de saúde que movimenta, por ano, R$ 546 bilhões segundo a consultoria KPMG. O Sistema de Inteligência Setorial (SIS) do Sebrae-SC traz mais informações sobre o tema.

Novo aeroporto

Como novo terminal do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, de Florianópolis, ficará pronto em 30 de junho, os lojistas terão mais tempo para montar seus espaços com tranquilidade. Serão três meses até a inauguração, em 1º de outubro. Segundo o CEO da Floripa Airport, Tobias Markert, a área terá unidades com marcas locais, nacionais e internacionais.

Deixe seu comentário:

Estela Benetti

Estela Benetti

Estela Benetti

Especialista na economia de Santa Catarina, traduz as decisões mais relevantes do mercado, faz análises e antecipa tendências que afetam a vida de empresários, governos e consumidores.

estela.benetti@somosnsc.com.br

publicidade

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade