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ALIMENTAÇÃO

Supermercado da Grande Florianópolis aposta em itens gourmet e orgânicos

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Por Estela Benetti
23/08/2019 - 09h45 - Atualizada em: 23/08/2019 - 10h23
Mercado Hippo em Palhoça (Foto: Felipe Carneiro)

A rede Hippo Supermercados, da Grande Florianópolis, 13ª maior do Estado em faturamento, é uma das que avança com foco em produtos diferenciados, funcionais e orgânicos. No meio da polêmica da tributação e uso de agrotóxicos, a empresa que tem quatro lojas, sendo uma com horta orgânica, apurou que 10% dos alimentos que comercializa nos departamentos de hortifrúti e mercearia (industrializados) são orgânicos.

Neste sábado (24), comemora 22 anos de atuação com a segunda edição do Hippo Gourmet Experience, uma feira na Casa Rosa, em Florianópolis, em que 40 fornecedores vão apresentar aos clientes seus produtos. Entre os convidados para ministrar aulas de gastronomia está o chef francês Olivier Arquier.

Horta orgânica

Com perfil educativo, o Hippo tem uma horta orgânica na Cidade Pedra Branca, em palhoça, com 30 mil metros quadrados, onde produz 70 itens diferentes. A produção é vendida nas lojas da rede com a identificação “Horta Orgânica” e responde por 2,14% do total de vendas de hortifrúti.

Essa iniciativa faz parte da cadeia circular de produção de alimentos e de lixo zero implantada pela empresa dentro do conceito “comida gera comida”. Quase todos os resíduos orgânicos são transformados em composto orgânico usado como biofertilizante natural que é usado na horta. Somente lixo de banheiro e casca de coco não são usados nesse processo.

Conforme o Hippo, por mês essa compostagem evita que mais de 22 toneladas de lixo orgânico sejam depositadas em aterro. Isso reduz a emissão de metano (CH4), gás de efeito estufa que é 25 vezes mais potente que o gás carbônico.

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