nsc
    nsc

    Economia

    Vantagens do Cadastro Positivo 

    Compartilhe

    Estela
    Por Estela Benetti
    15/10/2019 - 04h30

    O Banco Central concedeu a quatro empresas o registro de gestor de banco de dados para operarem o Cadastro Positivo nacional. As contempladas são: SPC Brasil da CNDL, Boa Vista Serviços, Serasa e Quod Gestora de Inteligência de Crédito. Com essa decisão anunciada sexta-feira, estão em vigor todas as normas para o cadastro funcionar para valer. 

    O objetivo do Cadastro Positivo é registrar todas as operações financeiras das pessoas. Esse histórico vai gerar uma nota individual de bom pagador, chamada score (nome internacional), que vai de zero a mil. Quanto mais alta, melhor pagadora é a pessoa. Assim, ela terá juros menores quando comprar algo financiado ou buscar dinheiro emprestado. 

    Um dos mais entusiasmados com esse cadastro é o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior. Ele alerta que é importante o consumidor prestar atenção para os pagamentos em dia porque os dados estarão disponíveis para bancos e fintechs. Quando a pessoa for financiar um carro ou imóvel ou outro bem, terá juro mais baixo. Quanto maior o valor do bem, maior a vantagem. Quem não quiser participar, pode solicitar exclusão, mas é melhor estar no cadastro. 

    Economia 

    Economistas de todo o Brasil participam do XXIII Congresso Brasileiro de Economia que abre nesta quarta-feira e vai até sexta, no Centrosul, em Florianópolis. A palestra de abertura será com o economista Paulo Nogueira Batista Junior, que representou o Brasil no FMI e no Banco dos Brics. Ele abordará o tema Situação e Perspectivas da Economia Brasileira. O evento é realizado pelo Conselho Federal de Economia e pelo Conselho Regional de Economia (Corecon-SC). 

    Correção 

    Na abertura da coluna desta segunda-feira (14), esqueci de incluir o nome do superintendente da Fundação Certi, José Eduardo Fiates. E o investimento por aluno/mês no Programa Pode Crer é estimado em R$ 381,25. 

    40 anos 

    Com foco nos clientes, a rede Bistek de supermercados lança nesta quarta-feira duas novas ações para celebrar os 40 anos: uma campanha que vai sortear um carro por semana até o Natal; e uma série de corridas de rua beneficentes. O objetivo é premiar os clientes que são os responsáveis pelo crescimento do Bistek, diz Wagner Ghislandi, diretor de marketing. A rede tem 19 lojas em SC. 

    ​Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas