Os pronto-atendimentos dos hospitais de Blumenau registram um volume de pacientes além do normal neste início de semana. Santa Isabel, Santa Catarina e o ambulatório da Unimed Blumenau começaram 2022 com sobrecarga. O motivo é o aumento repentino de casos de pacientes com sintomas respiratórios. Pessoas com suspeita de Covid-19 e de gripe também encheram as unidades públicas de saúde em Blumenau e geraram alertas de médicos em redes sociais.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.
A espera prolongada no pronto-atendimento do bairro Vila Nova levou a Unimed a orientar os usuários a não comparecer à unidade com acompanhantes, para evitar aglomerações, exceto quando houver necessidade. Em um comunicado publicado na segunda-feira (3), a cooperativa informou que “Todos os esforços têm sido feitos para adequar a capacidade instalada à demanda do momento e, por este motivo, a cooperação de todos é imprescindível”.
No Hospital Santa Catarina, entre 35% e 40% dos atendimentos são por síndrome gripal. No Santa Isabel, a procura de pessoas com sintomas de doenças respiratórias também vem aumentando nas últimas semanas. O Santo Antônio não respondeu ao pedido de informações do Santa até a publicação deste texto. Profissionais de saúde ouvidos pela coluna informaram que em todas as unidades de pronto-atendimento houve demanda além do normal nesta terça-feira (4).
O número total de novos casos de Covid-19 registrado na cidade na terça foi de 256, somando exames públicos e privados. Na segunda, haviam sido 102. Conforme o boletim municipal, 1.010 testes processados em apenas 24 horas. Uma disparada em relação às últimas semanas.
Continua depois da publicidade
Embora ainda não existam casos confirmados da variante Ômicron em Blumenau, profissionais de saúde acreditam que ela possa explicar ao menos parte dos atendimentos simultâneos.
“Não é fake news”
A preocupação vem sendo expressa também em redes sociais. Duas pediatras de Blumenau publicaram alertas no Instagram pedindo atenção à comunidade. Ana Carolina Casagrande disse que, em 24 horas, quatro famílas atendidas por ela tiveram diagnóstico positivo. “Não negligencie seus sintomas gripais! Precisa fazer o teste”, escreveu.
Patrícia von Hohendorff disse que está acompanhando, nos plantões, muitos casos de Covid-19 e influenza e orientou os seguidores a usar máscara e a procurar testagem em caso de sintomas. “Não é fake news, é o que eu estou vendo todo dia”, enfatizou.
Em conversa com a coluna, o infectologista Amaury Mielle relatou tendência parecida: alta nos atendimentos e na busca de informações, principalmente por pacientes que acabaram de retornar do litoral. Mielle aconselha “interação zero sem máscara e máscara PFF2 sempre” para evitar o contágio.
Continua depois da publicidade
Leia também
Ômicron obrigou Sommerfest Blumenau a suspender shows nacionais e virar restaurante
Blumenau considera Vila Germânica o local ideal, mas mudará Réveillon de endereço
Surto de gripe e Covid faz hospital de Florianópolis bater número histórico de pacientes