nsc
    nsc

    Mudança à vista

    Justiça Eleitoral fará recontagem dos votos para vereador em Blumenau

    Compartilhe

    Evandro
    Por Evandro de Assis
    24/11/2020 - 11h34 - Atualizada em: 25/11/2020 - 08h49
    Votação para a Câmara será reprocessada após decisões judiciais que validaram candidaturas
    Votação para a Câmara será reprocessada após decisões judiciais que validaram candidaturas (Foto: Patrick Rodrigues)

    Os votos de Blumenau para o cargo de vereador no primeiro turno das Eleições 2020 serão recontados pela Justiça Eleitoral. A medida, agendada para sexta-fera (27), às 16h, no antigo Fórum, é necessária para incluir nos resultados finais os votos recebidos por dois candidatos do PSDB que conseguiram no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) o direito de concorrer. É uma formalidade, mas que gerará impactos na composição da Câmara de Vereadores eleita.

    > Quer receber notícias de Blumenau pelo WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Santa​.

    Com os 297 votos recebidos pelos tucanos Maria Elena da Saúde (143) e Diogo Carioca (154), o PSDB conquistará uma segunda cadeira no Legislativo. Na apuração de 15 de novembro, o assento havia ficado com o Partido Novo. Assim, a Justiça deve repassar a Alexandre Matias, o segundo mais votado do PSDB, o lugar que ainda está com Diego Nasato (Novo).

    A juíza eleitoral Simone Faria Locks convidou um representante por partido político para acompanhar o reprocessamento dos votos.

    Podemos

    Uma segunda mudança na Câmara eleita pode ocorrer caso Guto Reinert (Podemos) consiga reverter decisão que impugnou a candidatura dele. O candidato teria deixado o cargo de diretor no Samae fora do prazo exigido pela lei eleitoral. Ele foi o segundo mais votado do partido, e teria direito à cadeira que hoje está com Marcelo Lanzarin.

    > Oceano de vantagem em pesquisa permite que Mário Hildebrandt poupe energias.

    Neste caso, a situação é mais complicada porque o TRE já rejeitou um recurso do candidato. Reinert recorrerá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

    Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas