nsc
    nsc

    Tradição interrompida

    Mesmo sem Oktoberfest, Blumenau terá roda gigante, decoração e sangria de barril

    Compartilhe

    Evandro
    Por Evandro de Assis
    06/10/2020 - 17h01
    Empório Vila Germânica está decorado com as cores da Bavária
    Empório Vila Germânica está decorado com as cores da Bavária (Foto: Divulgação)

    Sem Oktoberfest pela primeira vez desde 1984, Blumenau e região esforçam-se para não deixar o mês mais colorido do ano passar em branco. Bandas típicas, empresas e Secretaria de Turismo preparam ações para as próximas semanas que pretendem evitar o clima de vazio provocado pela pandemia de Covid-19.

    ​> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp. É só clicar aqui.​

    > Herdeiro do Beto Carrero diz que Oktober do parque é exemplo de como seguir em frente com segurança.

    Decoração em ruas e restaurantes, lives de bandinhas típicas e até sangria do primeiro barril estão na programação, que não é unificada. Além de ações presenciais, a prefeitura preparou uma campanha publicitária que busca nas origens da festa — criada logo após a enchente de 1984 — inspiração para mais um episódio de superação.

    No Parque Vila Germânica, onde a 37ª Oktoberfest seria aberta nesta quarta-feira (7), haverá a sangria do primeiro barril nas duas maiores choperias do Empório Vila Germânica. A cerimônia foi marcada para 20h37min, em alusão à edição cancelada.

    O conjunto de empresas também decorou a área com bandeirolas azuis e brancas — cores da Bavária. Alguns dos pontos gastronômicos tiveram autorização para ampliar a área de atendimento, usando espaço ao ar livre. Bandinhas típicas tocarão ao vivo de quarta a domingo, das 12h às 17h.

    Uma roda gigante e um carrossel também começam a funcionar nesta quarta dentro da Vila Germânica. A roda ficará em frente ao Setor 4, o Eisenbahn Biergarten, enquanto o carrossel estará na região do Setor 1. Horários e valores dos ingressos devem ser divulgados nesta quarta.

    Bares e restaurantes

    Fora do complexo turístico, quase 60 restaurantes e choperias receberão do município kits decorativos alusivos à Oktoberfest, incluindo bolachas de chope, jogos americanos e trilhos de mesa. A realeza da festa e o casal Vovô e Vovó Chopão devem circular por estabelecimentos.

    Também serão decoradas as ruas XV de Novembro, Antônio da Veiga, Humberto Campos e Alberto Stein. Outras atrações estão em análise, como a exposição ao público de carros alegóricos dos desfiles — que também devem circular pela cidade em alguns momentos.

    Oktober Live

    Desde Penha, a música característica da Oktoberfest soará via internet. Dezesseis bandinhas que participam da festa blumenauense organizaram uma série de shows que serão transmitidos ao vivo do parque Beto Carrero World.

    A Oktober Live é uma maneira de atrair atenção — e ajuda — de quem curte as bandinhas todos os anos. Haverá arrecadação de dinheiro para aliviar o aperto financeiro dos músicos, prejudicados pelo cancelamento de eventos desde março.

    Sem estimular aglomerações, o clima de Oktober é mais do que bem-vindo. É necessário.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas