Sete das 37 novas estações telemétricas do Vale do Itajaí adquiridas pela Defesa Civil de Santa Catarina já estão instaladas, assim como 11 réguas para medir o nível dos rios da bacia. As demais devem estar prontas para funcionar até o fim de novembro, prevê o órgão. Por causa das chuvas das últimas semanas, o trabalho atrasou. Era para ficar pronto em outubro.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

Os dados dos equipamentos serão disponibilizados na internet, em uma plataforma ainda em elaboração. As novas estações estão sendo adquiridas com dinheiro do Fundo Estadual de Defesa Civil. São 25 sensores para medir o nível de rios, 10 estações meteorológicas e dois pluviômetros.

Parte das novas estações, que estão sendo espalhadas por 33 cidades, substitui as do Ceops/Furb, que já não funcionam. Desta vez, no entanto, o Estado é que fica com a responsabilidade de manter os equipamentos. O contrato de instalação deles, com a empresa blumenauense MKS, já prevê a manutenção.

Com as informações sobre volume de chuva e nível dos rios e ribeirões da bacia à disposição, o Alertablu, em Blumenau, faz as projeções sobre o risco de enchentes.

Continua depois da publicidade

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Leia também

Projeto da Havan no Centro de Blumenau sofre novo revés na Justiça Federal

Quanto Blumenau receberá do governo federal para o transporte coletivo

Vereadores de Blumenau estão de olho em outra eleição

Sede própria da Câmara de Blumenau ficará para a próxima legislatura

Destaques do NSC Total