publicidade

Fernanda

Entrevista

Festival Gastronômico de Pomerode tem drinks criados pelo bartender Gabriel Saragó

Compartilhe

Por Fernanda Nasser
15/07/2019 - 17h04 - Atualizada em: 15/07/2019 - 17h04
Gabriel Saragó trabalha com drinks há mais de 20 anos e coleciona títulos. (Foto: Divulgação)
Gabriel Saragó trabalha com drinks há mais de 20 anos e coleciona títulos. (Foto: Divulgação)

O 15º Festival Gastronômico de Pomerode que se encerra no fim de semana é sucesso e marca mais uma edição para comemorar o prestígio do público.

Além da gastronomia, este ano ele trouxe uma novidade. A imersão pelos sabores da Alemanha também pode e ainda poderá ser vivenciada em drinks. Esta foi a primeira vez que um bartender desenvolve uma carta especial de coquetéis para a programação. O responsável pelas criações que estreiam este ano foi escolhido a dedo.

Gabriel Saragó trabalha com drinks há mais de 20 anos e coleciona títulos. Entre eles, os de Campeão Sul Americano do Bols Around The World e finalista do Dons Of Tequila da José Cuervo em 2015. Este ano, esteve no Top 6 das Américas no Bols Around The World 2019 com um bar de Gramado.

Entre os drinks que criou, o mais característico é o Apfelstrudel Drink, que leva maçã e especiarias que também estão presentes no delicioso doce. Uruguaio e morador de Porto Alegre, ele está empolgado para uma temporada de sabores germânicos e contou um pouco mais sobre isso para a coluna!

Como começou sua história com a coquetelaria?

Desde pequeno brincava de misturar águas coloridas e sempre tive essa coisa de querer trabalhar na noite, comecei como iluminador e aos poucos fui entendendo cada setor até que um dia um dos meus chefes disse pra me colocar na Bar pra teste, e tive a sorte de trabalhar na época ao lado de um cara que era fera na coquetelaria e aprendi muito com ele até pouco depois montarmos a primeira escola de Bartenders da cidade, isso faz uns 20 anos

Qual é o grande segredo de criar drinks que agradem a todos os paladares?

Primeiro conhecer as bebidas, todas as possíveis de preferência, estudar bastante e ir testando até dar certo, perguntar pro cliente quais são seus gostos é muito importante também pra ter uma ideia para que lado ir.

Qual é seu drink favorito?

Jack and Coke e Campari com Citrus. Sou apaixonado por Bourbon e Campari, além de apreciar os drinks de preparos simples - mas que surpreendem no sabor.

O que te surpreendeu no convite para criar os drinks do Festival Gastronômico de Pomerode?

Fiquei muito contente com o convite. O evento é incrível e tem uma temática ao fundo muito interessante. Este convite também chegou numa hora que eu estava muito afim de viajar e levar minha coquetelaria para outros lugares. Então, tudo se encaixou. Vai ser ótimo trabalhar no evento, conhecer a cidade e, ao mesmo tempo, mostrar um pouquinho do meu trabalho para o público da região.

No que se inspirou?

Como o evento propõe uma temática diferente, que é buscar novos sabores de regiões diferentes da Alemanha, aproveitei este gancho para trazer também para as bebidas. Pesquisei sobre ingredientes típicos e os paladares para oferecer opções inusitadas no festival. Teremos também versões tradicionais e até mesmo sem álcool, para que todos possam aproveitar o festival.

Qual foi a criação que você mais curtiu?

Com toda certeza o Apfelstrudel. É uma sobremesa típica alemã muito difundida – acredito que uma das mais conhecidas – e fazer uma releitura dela bebível foi uma experiência incrível e complexa. Acredito que o público vá se encantar com este drink, que foi um dos mais pedidos na Noite de Lançamento do evento.

Qual é a expectativa pro evento?

As melhores possíveis. Serão dias intensos de muito trabalho, mas estou animado em mostrar um pouco da minha coquetelaria para o público da região. Além disso, estou encantado com todo o evento em si, a organização, estrutura e com os pratos, claro. Não tenho dúvidas que será um sucesso!

Hobby: colecionar bebidas e material de bar

Música: desde rock a sertanejo sou bem eclético (já fui DJ!)

Mania: sempre tentar organizar tudo com tempo

Filme: Cocktail com Tom Cruise um clássico que inspirou muitos Bartenders

Não vive sem: Doces, chocolate

Sonho: meu bar ficar entre os 50 melhores do mundo

Caos: tenho pavor de cidade grande, trânsito engarrafado, longas distâncias para de movimentar

Comida: bife à milanesa

Cidade onde moraria: Amsterdam

País mais incrível que já conheceu: Holanda

Última viagem foi para: Santa Catarina (Pomerode)

Conselho: faça sempre seu melhor e tenha a humildade de dizer que não sabe e tentar aprender antes de fazer errado

Ídolo: sou muito Fã de um Bartender peruano Aaron Diaz, que tive a sorte de conhecer pessoalmente faz duas semanas numa palestra

Deixe seu comentário:

publicidade