publicidade

Navegue por
Fernanda

Entrevista

Fundador do Cucawagen conta histórias dos desfiles

Compartilhe

Por Fernanda Nasser
15/10/2018 - 16h23 - Atualizada em: 15/10/2018 - 17h10
Michel Schmitt
(Foto: )

Michel Schmitt, publicitário, é nascido e criado em Blumenau. Ele conta que é fã de carteirinha da cidade, dos pontos turísticos à gastronomia do ano inteiro. Preza pela família e pelos amigos, e por isso em outubro faz a festa com eles também. Não cozinha muito bem, ainda, diz ele, mas garante que sabe avaliar os melhores pratos, dentre eles a cuca. 

Michel é fundador do Cucawagen, 11ª atração melhor avaliada pelo público durante os desfiles da Oktoberfest 2017. Aqui ele conta um pouco de sua história, dia a dia e também sobre as curiosidades da atração. 

Espero que curtam!

Hobby: Estou aprendendo a cozinhar. 

Lugar Inesquecível: Reykjavík, na Islândia.

Música:  Valerie, Amy Winehouse

Mania: Deixar tudo alinhado, reto. 

Filme: Na Natureza Selvagem 

Luxo: Viajar

Não vive sem: Internet 

Sonho: Dar a volta do mundo

Caos: Atual política brasileira

Comida preferida: Massa, todos os tipos. 

Cidade que moraria: Cape Town, na África do Sul. 

 

Como e quando nasceu o Cucawagen?

Eu já participava dos desfiles da Oktoberfest no grupo de uma família de Blumenau, mas sempre tive vontade, junto com meus amigos, de formar um grupo que tivesse a nossa cara. Em 2015, mediante um Edital para novos grupos lançado pelo Parque Vila Germânica, o Cucawagen (Carro da Cuca) nasceu. 

A gastronomia sempre teve destaque nos desfiles, mas o café (da manhã, da tarde ou colonial) do alemão ainda não marcava presença na festa. Ops, tínhamos um tema! A cuca faz parte das nossas melhores lembranças culinárias. Afinal, todo blumenauense tem uma Oma - ou padaria preferida - que faz uma cuca como ninguém.  A cuca é democrática (quem não gosta de cuca?), diz muito sobre nossos costumes e por isso encanta todas as gerações. 

Quem criou os figurinos?

Os figurinos foram desenhados por Laura Maroco e desenvolvidos por Emanuella Fuck, ambas estilistas e integrantes do Cucawagen. O azul representa a bandeira de Silésia, importante zona industrial dividida entre Polônia, República Checa e Alemanha, onde supostamente foi criada a Streuselkuchen (do alemão, “bolo de flocos”) de cana de açúcar. Já o bege faz alusão à massa de bolo, o principal ingrediente da cuca. 

 

São quantos integrantes?

38 integrantes.

 

Qual o ponto alto do desfile para vocês?

Com certeza é a passagem em frente ao Tunga. Durante todo o desfile o Cucawagen é reconhecido pelas pessoas, mas a energia que recebemos em frente ao Tunga é indescritível. Temos, inclusive, uns passinhos ensaiados especialmente para este ponto da Rua XV de Novembro. 

 

O que mais escutam dos turistas?

Cuca! Cuca! Olhas os "azuizinhos"! Nosso grupo é jovem e tem muita energia, e isso conta muito. Além disso, fomos muito felizes na escolha do tema. A cuca é praticamente um patrimônio de Blumenau,  e por isso harmoniza com Oktoberfest. 

 

 Vocês tem alguma música e coreografia? Se sim, quem fez? 

Sim. Nossa música apresenta a cuca como a "Rainha do Café Colonial", e foi criada pelo Sr. Rogério França, vocalista da Banda Vox3. A coreografia foi desenvolvida pelas integrantes do Cucawagen. 

 

Qual história bacana você tem para contar do grupo? 

São tantas histórias nesses quatro anos! No final de um dos nossos desfiles começou a chover muito forte. Por conta disso, o telhado do Cucawagen, que é completamente revestido com cucas de verdade, "derreteu". Sorte a nossa que já estávamos no final da XV de Novembro! Já no ano passado, um casal de integrantes fez seu ensaio de casamento (pré-wedding) durante o desfile do Cucawagen, tamanha sua paixão pelo grupo e pela Oktoberfest. 

 

E durante o ano, vocês se reúnem? 

Mais que um grupo de Oktoberfest, somos um grupo de amigos. Nos reunimos sempre!

 

Planos para o futuro? 

Já fomos convidados e pretendemos levar o Cucawagen para outras festas típicas da região. 

 

Conselho: Vai com fé.  

Frase: "De modo suave, você pode sacudir o mundo." – Mahatma Gandhi

 

 

Leia também:

Oktoberfest Blumenau bate recorde de público

Deixe seu comentário:

publicidade

Navegue por
© 2018 NSC Comunicação
Navegue por
© 2018 NSC Comunicação