publicidade

Fernanda

Entrevista

Pneumologista alerta para importância da vacinação contra a gripe 

Compartilhe

Por Fernanda Nasser
13/05/2019 - 16h27 - Atualizada em: 13/05/2019 - 16h29
Entrevista com a pneumologista Anna Claudia Drews. (Foto: Pedro Waldrich / Divulgação)

Chegando o frio e com ele maiores cuidados com a saúde pulmonar, além de estarmos em época de vacinação, a coluna bateu um papo com a pneumologista Anna Claudia Drews e conta um pouco sobre a importância da prevenção da gripe e também sobre a história e trajetória de Sissa, assim conhecida pelos amigos. 

Ela nasceu em Blumenau mas morou em Pomerode até seus 17 anos. Depois residiu 14 anos no Rio Grande do Sul estudando Medicina, Pediatria, Pneumopediatria e por lá realizou também seu Mestrado. Ela conta que na faculdade sempre gostou de ajudar pessoas de todas as idades, mas foi na Pneumopediatria que "se encontrou".

— Conhecer uma criança (que geralmente tem medo de médico, rs) e conquistar a confiança dela é uma sensação incrível. Realmente apaixonante.

Em 2004 se especializou em Pneumoperiatria na PUC de Porto Alegre e lá seguiu trabalhando na equipe de Pneumopediatria da PUC-RS. Em 2007, concluiu o Mestrado na área de pesquisa em Asma e Alergia.

A paixão por Blumenau, pela família e pelos amigos daqui fez com que ela decidisse voltar, após 14 anos e aqui fixar seu lar. Então montou o serviço de Pneumopediatria junto à Pulmoclínica, onde hoje segue seu ofício. Sissa conheceu o marido, Adriano e formou sua "pequena grande família" como diz, com a chegada das gêmeas em 2017.

— Hoje equilibro minha realidade de mãe, com meu amor pelos pacientes. E posso dizer que sou uma pessoa plenamente realizada. Com minha família de casa e também com minha família de consultório.

Espero que curtam a entrevista!

Por que escolheu a Medicina?

Porque amo cuidar. Amo ajudar as pessoas.

E sua especialidade ?

Pela magia que se sente ao conquistar a confiança de uma criança. E pela felicidade que vemos em uma mãe, em um pai, nos avós, enfim... pela felicidade que vemos neles quando o filho para se sentir falta de ar. Por poder "dar colo" a uma família quando ela mais precisa.

Qual a doença respiratória mais comum hoje em dia?

Mais de uma... Gripes, resfriados, asmas (bronquites), rinites e pneumonias

Quem deve procurar um pneumologista?

Todos que tiverem repetidamente tosse ou desconforto respiratório, principalmente se interferir nas atividades diárias como o sono, o esporte, as aulas, o trabalho, o lazer.

Leia outras notícias de Saúde no NSC Total

A Asma tem cura?

Tem controle. Se a pessoa é portadora do gene da Asma, ainda não existe cura. Mas há tratamentos modernos que ajudam a amenizar (ou até a abolir) os sintomas.

Como evitar doenças pulmonares em crianças? Há como?

Sim. Importante manter todas as vacinações em dia. Evitar contato com outras pessoas doentes (principalmente gripes e resfriados). Manter os ambientes arejados, boa higiene das mãos, etc.

Qual a importância da vacinação das gripes antes do inverno?

É vital. A vacina contra as gripes é extremamente segura, não causa gripes e previne casos sérios da doença. Não podemos esquecer que a doença gripe pode evoluir da pior forma possível... causando inclusive o fim da vida. Então pergunto: por que não se vacinar? Por que não se prevenir, se proteger? A vacina reduz consideravelmente as complicações das gripes. Ela estimula nosso organismo a produzir anticorpos contra a doença, mesmo antes de entramos em contato com a gripe. E então, quando tivermos contato com o vírus, já teremos uma proteção contra ele: isso faz com que não peguemos a gripe ou, se pegarmos, teremos sintomas bem mais brandos e leves. Com menos risco de complicações.

Quais os sintomas da Gripe A?

Febre, coriza, tosse, espirros, dores musculares, dor de cabeça, dor de garganta, calafrios, mal estar. Podem ser sintomas intensos e também mais leves. Depende de cada caso.

Como proceder?

Na presença de algum destes sintomas, procure seu médico. Evite automedicação. Mas já comece muita higiene nasal (com soro nasal), hidratação e repouso.

Quem deve tomar a vacina?

Todos os seres humanos com mais de 6 meses de vida (exceto pessoas com história de alergia à vacina ou com alguma contra-indicação: são casos bem restritos. A grande maioria da população está apta a receber a vacina contra as gripes).

Se não fosse médica seria...

Médica (rsrs)

Pingue-pongue

Hobby: sentar no sofá com a família e ver filmes, comendo pipoca

Lugar Inesquecível: a casa da minha mãe

Música: são tantas... eu como boa geminiada, gosto de muita coisa. Mas tem uma que me marcou muito: "a Paz", de Caetano.

Mania: não sei se tenho...

Filme: "O Som do Coração"

Luxo: dormir até meio -dia num domingo de chuva (há 2 anos não consigo, rsrsrs).

Não vive sem: minha família... e propósito, metas.

Sonho: mais paciência no mundo. E mais honestidade também.

Caos: A MANIA QUE ALGUNS TEM DE "DAR UM JEITINHO". Se cada um mudar essa cultura, teremos um Brasil melhor.

Comida preferida: aquela feita em família e entre amigos. De preferência quando os outros cozinham. (rsrs)

Cidade que moraria: Barcelona. Mas fico muito feliz em Blumenau e Pomerode.

Conselho: mantenha o foco e nunca esqueça de que é apenas você o responsável pelo que acontece em sua vida. Você é o maestro. Estude, profissionalize-se, não caia no erro de ficar apenas 'se queixando". A vida tem altos e baixos, momento bons e ruins: para todo mundo é assim.

Desafios. Enfrente-os sempre com um sorriso no rosto. O segredo do sucesso é muito estudo, solidariedade, humildade, competência, simpatia. Honre isso. Agradeça sempre. Por tudo.

Frase: "A música está ao nosso redor. Tudo que temos que fazer... é ouvir" ("O som do Coração")

Deixe seu comentário:

publicidade