nsc
nsc

Projeto

Shopping de Blumenau lança clube de piano e disponibiliza instrumento de forma gratuita

Compartilhe

Fernanda
Por Fernanda Nasser
29/09/2021 - 07h20
Piano de cauda Fritz Dobbert faz parte do shopping desde a fundação
Piano de cauda Fritz Dobbert faz parte do shopping desde a fundação (Foto: Luís Carlos Kriewall Filho)

Instrumento que faz parte da história do Neumarkt Shopping de Blumenau desde a sua fundação, em 29 de setembro de 1993, o piano de cauda Fritz Dobbert poderá ser usado gratuitamente por estudantes, professores e músicos.

> Acesse para receber as notícias do Santa por WhatsApp

O shopping aproveita o aniversário de 28 anos nesta semana para lançar o Clube do Piano Neumarkt, em parceria com o Clube do Jazz de Santa Catarina, que irá disponibilizar o instrumento para atividades como apresentações, séries de estudos, aulas e eventos ligados à cultura pianística.

De acordo com Carlos Schrubbe, diretor do Clube do Jazz, o projeto vem ao encontro de uma dificuldade que muitos estudantes de piano e teclado de Blumenau enfrentam, o acesso limitado a instrumentos de qualidade.

— Será uma excelente oportunidade para quem quiser aprofundar os conhecimentos e técnicas utilizando um piano de bom nível para fazer estudos, aulas e encontros. Além disso, o projeto possibilitará aos alunos a experiência de tocar em público, o que vai contribuir muito para a sua formação musical — avalia.

Para participar do Clube do Piano Neumarkt, os alunos interessados precisam ter o primeiro ano de estudos ao piano completo ou estudar teclado por pelo menos dois anos. Já a participação de músicos profissionais será determinada pelo Clube do Jazz de Santa Catarina, responsável pela curadoria musical do Neumarkt.

O piano de cauda do Neumarkt tem 28 anos e faz parte da história cultural de Blumenau. O instrumento participou de vários momentos, desde sua inauguração e fez parte do cenário de lugares emblemáticos como o Bistrô 69, do saudoso jornalista Horácio Braun.

Em 2013, o piano fez uma pequena viagem, foi levado até o distrito da Vila Itoupava para ser utilizado no Festival Semana do Piano, evento com concertos e aulas promovido pela Vila EnCantos Produções.

Atualmente, o piano Fritz Dobbert é o instrumento principal da programação musical do NK Gourmet.

São apresentados cerca de 50 concertos por mês, com utilização do piano praticamente todos os dias por músicos respeitados da cidade e do Estado.

Uma das pianistas mais assíduas é Sonia Schossland, a dona Soninha, que há mais de 20 anos toca regularmente no shopping.

— Esse piano é como se fosse uma parte de mim. Comecei a tocar na inauguração do Neumarkt e sempre foi uma experiência muito prazerosa. Além de ser um móvel lindo, ele tem uma sonoridade especial e afinação muito boa — comenta a pianista que começou a tocar aos cinco anos de idade.

As inscrições para participar do projeto já estão abertas, e podem ser feitas pelo telefone (47) 9 9609-3505 ou pelo e-mail clicando aqui.

Carlos Schrubbe, diretor do Clube do Jazz
Carlos Schrubbe, diretor do Clube do Jazz
(Foto: )

Fernanda Nasser

Colunista

Fernanda Nasser

A vida da sociedade catarinense, especialmente do Vale do Itajaí. Fotos e informações das melhores e mais glamourosas festas e de quem é destaque.

siga Fernanda Nasser

Fernanda Nasser

Colunista

Fernanda Nasser

A vida da sociedade catarinense, especialmente do Vale do Itajaí. Fotos e informações das melhores e mais glamourosas festas e de quem é destaque.

siga Fernanda Nasser

Mais colunistas

    Mais colunistas