nsc

publicidade

Gerson

Arte

Exposição Cantos do Desamor, Poemas e Ilustrações em Joinville

Compartilhe

Por Gerson Junior
22/08/2019 - 08h31 - Atualizada em: 22/08/2019 - 08h34
Exposição Cantos do Desamor
O acervo do Instituto Internacional Juarez Machado, a partir desta quinta-feira, 22, será enriquecido com a doação de mais de uma centena de obras originais assinadas pela artista brasileira/polonesa Heliana Grudzien. Foto: Edson Busch Machado

O acervo do Instituto Internacional Juarez Machado, a partir desta quinta-feira, 22, será enriquecido com a doação de mais de uma centena de obras originais assinadas pela artista brasileira/polonesa Heliana Grudzien.

Produzidas nos ateliês da pintora nas cidades de Varsóvia e Cracóvia, na Polônia, todas as 122 obras ilustram os poemas da poetisa, historiadora e crítica de arte, Adalice Araujo (1931- 2012), que atuou no movimento cultural do Paraná. Fruto de correspondências trocadas entre a escritora no Brasil e a pintora na Polônia, resultou na edição do livro Cantos do Desamor editado na década de 1990 nos dois países contando ainda com a apresentação do poeta catarinense Lindolf Bell (1938-1998).

Todo esse material que nessa ocasião está sendo doado – textos e imagens – foi minuciosamente reunido e pesquisado pelo diretor artístico do Instituto, Edson Machado, e o inspirou a fazer a curadoria da exposição que intitulou de Cantos do Desamor - Poemas e Ilustrações. “A literatura e a pintura estão fortemente conectadas nesse trabalho conjunto de duas mulheres criativas através das sutilezas semânticas e dos expressivos gestos pictóricos”, argumenta o curador.

O público poderá também apreciar na exposição Cantos do Desamor, um capítulo inteiro dedicado aos catarinenses poeta Cruz e Sousa “o Bruxo da Ilha“, cineasta Silvio Back, e artistas Juarez Machado, Elke Hering além de Lindolf Bell.

Cantos do Desamor
A mostra inaugura nesta quinta-feira, a partir das 17h, permanecendo aberta à visitação do público até 27 de outubro, no Espaço Expositivo da Biblioteca do Instituto Internacional Juarez Machado, na rua Lages, 994.
(Foto: )

Especial Rock Nacional no Palácio Snooker Pub

A programação do Palácio Snooker Pub (Av Cel. Procópio Gomes, 1032), desta sexta-feira, a partir das 21h, conta com apresentação das bandas Nega Jurema, e Identidade Clandestina, trazendo muitos clássicos de Ultraje a Rigor, Charlie Brown, Cazuza, Barão, Raimundos, entre muitos outros sucessos.

Clube do Samba na Casa 97

Unindo a experiência do músico Betinho, a versatilidade de Felipe Müller e a voz incomparável de Rafaela Antonioli, um novo projeto surge chamado Clube do Samba, e sua primeira apresentação será na quinta-feira, 22, às 19h, na Casa 97 (Rua Arco-Íris, 97, Iririú). Ingressos a R$ 15.

Apresentação Metal no Piano ocorre amanhã em Joinville

Sexta-feira, às 20h30, ocorre apresentação do Metal Ao Piano, no Teatro Juarez Machado, em Joinville. Um Concerto de heavy metal, com o pianista Bruno Hrabovsky, que apresentará os clássicos do estilo, como Black Sabbath, Metallica, Angra, Korn, entre muitos outros, interpretados apenas no piano do teatro. Ingressos no www.portalticket.com.br

Trio Babitonga se apresenta na Zeit Cervejaria

Nesta sexta-feira, a partir das 20h, mais um belo evento de jazz ocorre em Joinville. A Zeit Cervejaria (Av. Edgar Meister, 282), abre as portas para apresentação do Trio Babitonga, em um evento de muita música que promete emocionar a todos.

Trio Babitonga
Um repertório especial, pensado na musicalidade de Santa Catarina, que reúne Rafael Vieira, Kahlil Bello, Fabio Oliveira e um convidado pra lá de especial: Gledison Zabote.
(Foto: )

Deixe seu comentário:

publicidade