nsc

publicidade

Gerson

190 anos da imigração

Livro dos bombeiros voluntários e exposição celebram os 190 anos da imigração alemã a SC

Compartilhe

Por Gerson Junior
19/08/2019 - 09h23
190 anos da imigração
Paralelo ao evento de mesa redonda, será apresentada a exposição “História Repatriada” que revela documentos inéditos sobre alemães em Santa Catarina durante a Segunda Guerra Mundial. Foto Divulgação CBVJ

Exposição, lançamento de livro e mesa redonda vão celebrar, em Joinville, os 190 anos da imigração alemã para Santa Catarina. O evento, realizado pela Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, Sociedade Cultural Alemã e Instituto Carl Hoepcke, ocorre na próxima terça-feira (20 de agosto) no auditório da corporação, das 9h às 16h. No encerramento será elaborada a “Carta de Joinville” endereçada ao Poder Executivo e a Associação Empresarial (Acij) com o propósito de lançar luzes sobre o patrimônio cultural do município.

Este será o segundo evento de alcance estadual em alusão à data histórica. As palestras e mesa redonda, em Joinville, são abertas a comunidade acadêmica, estudiosos e público envolvido com a cultura e patrimônio histórico. Para participar basta se inscrever pelo e-mail projetos@cbvj.com.br. É gratuito.

Exposição “História Repatriada”

Paralelo ao evento de mesa redonda, será apresentada a exposição “História Repatriada” que revela documentos inéditos sobre alemães em Santa Catarina durante a Segunda Guerra Mundial. A mostra, composta por grandes painéis, permanecerá até 10 de outubro na biblioteca do Corpo de Bombeiros. Os cerca de cinco mil documentos reúnem diários, cartas, solicitações, documentos financeiros e correspondências oficiais da Embaixada, Consulado (Porto Alegre) e Vice-consulados (em Florianópolis e São Francisco do Sul) da Espanha entre 1942 e 1945.

Roda de Conversa “Fotógrafos e a Fotografia, a Produção do Registro Histórico”.

O Arquivo Histórico de Joinville (Av. Hermann August Lepper, 650, Saguaçu), realiza nesta segunda-feira, uma roda de conversa sobre fotógrafos e a contribuição da fotografia para a história de Joinville. O evento será realizado das 15h às 17h, aberto a toda comunidade.

Pautada na metodologia da educação patrimonial, o objetivo do evento é aproximar e proporcionar reflexões com a comunidade sobre a formação histórica e econômica de Joinville. Todos os meses haverá temáticas diferentes sugeridas pelos técnicos do Arquivo ou conforme os interesses da comunidade.

Espetáculo O Vendedor de Sonhos, baseado na obra de Augusto Cury, tem duas datas no norte de SC em setembro

Teatro, emoção, escolhas e amor próprio. Nos dias 7 e 8 de setembro, chega a Joinville e Jaraguá do Sul, o espetáculo O Vendedor de Sonhos, peça baseada no best-seller de Augusto Cury, adaptada pelo próprio escritor, em parceria com Cristiane Natale e Erikah Barbin. Em Joinville, no dia 7, a apresentação ocorre às 20h, no Teatro CNEC. Já no dia 8, o espetáculo será apresentado no Pequeno Teatro do Scar, em Jaraguá do Sul. Os ingressos estão à venda no guichê anexo ao Teatro Juarez Machado, na Scar e pelo www.ticketcenter.com.br. É a primeira obra de Cury a ser adaptada para o teatro. O livro é o romance mais vendido do autor, traduzido em mais de 60 idiomas, com adaptação para o cinema, sob a direção de Jayme Monjardim (2016). O médico psiquiatra e escritor Augusto Cury é considerado o autor mais lido da década e vendeu mais 35 milhões de livros em 70 países do mundo.

o vendedor de sonhos
As apresentações ocorrem no Teatro CNEC, às 20h, e no Pequeno Teatro Scar, às 19h, e os ingressos estão à venda no guichê anexo ao Teatro Juarez Machado, na Scar e no site Ticket Center
(Foto: )

Deixe seu comentário:

publicidade