nsc
    nsc

    Sexta com cultura

    Museu Fritz Alt faz aborda conservação e restauro do acervo na 13ª Primavera de Museus

    Compartilhe

    Gerson
    Por Gerson Junior
    27/09/2019 - 12h32

    Nesta sexta-feira, às 19h, no anfiteatro da Biblioteca da Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE (Rua Paulo Malschitzki, 10 – Bom Retiro), acontece a “Roda de Conversa sobre Processos de Conservação e Acervo do Museu Casa Fritz Alt”.

    O evento gratuito é realizado pelo Museu Casa Fritz Alt (MCFA) e faz parte da programação da 13ª Primavera de Museus, temporada cultural coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), de 23 a 29 de setembro.

    Como convidados especiais, estarão presentes a conservadora e restauradora do Centro de Preservação de Bens Culturais (CPBC) de Joinville, vinculado à Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT), Elisângela Silva; e o mestre em Patrimônio, Cultura e Sociedade, Luiz Donizete Mendes. A mediação será feita pela coordenadora do Museu de Arte de Joinville e do Museu Casa Fritz Alt, Helga Tytlik. A discussão proposta pela Roda de Conversa vai ao encontro do tema da 13a Primavera de Museus, “Museus por dentro, por dentro dos museus”.

    De acordo com a conservadora e restauradora Elisângela Silva, o acervo do Museu Casa Fritz Alt tem como peculiaridade a diversidade de materiais utilizados pelo artista plástico alemão.

    “O acervo do Fritz Alt é mais complexo por ter peças em metal, papel e gesso. É preciso conhecimentos diferentes dentro da área de conservação e restauro. Geralmente, um restaurador se especializa em uma área, mas para esse acervo os profissionais precisam ter formação em diversas áreas”, afirma a restauradora.

    Outro diferencial destacado por ela refere-se à qualidade das peças produzidas por Fritz Alt: “Uma curiosidade é que Fritz Alt fazia suas peças em gesso e depois fundia em bronze. As peças que ele fazia dentro da própria casa eram de excelente qualidade, dificilmente encontrada hoje em dia. É preciso realmente conhecer a técnica para fazer”.

    Além do Museu Casa Fritz Alt, o Centro de Preservação de Bens Culturais de Joinville realiza trabalho constante e conservação e restauração dos acervos de todas as Unidades da SECULT e, também, dos bens móveis da Prefeitura de Joinville.

    “É um trabalho delicado, moroso, que precisa de coordenação motora fina, paciência, bom senso e, também, o conhecimento e uso de técnicas específicas”, completa Elisângela, que compõe a equipe de três restauradores do CPBC.

    A “Roda de Conversa sobre Processos de Conservação e Acervo do Museu Casa Fritz Alt” é direcionada a profissionais e estudantes da área e aberta à comunidade. Não é preciso se inscrever antecipadamente.

    Meu Nome Não É Jorge em Joinville com Cris Pereira

    O comediante Cris Pereira chega a Joinville com seu novo projeto, este que é o primeiro stand-up de cara limpa do artista, e tem sido sucesso por onde passa. Sábado, às 20h30 no Teatro da Liga (Rua Jaguaruna, 100). Ingressos: Teahupoo Surf Shop e Joinville Garten Shopping

    Cris Pereira
    Cris Pereira chega com seu novo projeto, este que é o primeiro stand up de cara limpa do artista, e tem sido sucesso por onde passa.
    (Foto: )

    10º Almoço da Esperança - Associação Ecos de Esperança

    Neste sábado, a partir das 12h, na Igreja Cristo Bom Pastor (Rua Eugênio Moreira n°651), ocorre o 10º Almoço da Esperança, um evento beneficente que tem como objetivo arrecadar fundos para os trabalhos desenvolvidos pela Associação Ecos de Esperança. Ingressos: R$ 35,00 (Adulto), R$ 17,00 (6 a 11 anos). Vendas pelo 3423-0104

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas