Neste fim deste ano, Joinville será convidada a reviver a atmosfera musical que envolveu a Europa na passagem do século 18 para o 19 – fatia da história da música conhecida como Classicismo, de onde despontaram grandes nomes como o compositor Wolfgang Amadeus Mozart. Quem conduzirá o espetáculo será a Orquestra Prelúdio, que, depois do grande sucesso de público, em 2019, com o projeto “Orquestra Prelúdio vai ao Cinema” e a “Cantata BWV 147 de Bach”, inicia uma nova temporada de concertos em novembro, com o patrocínio do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec).

Continua depois da publicidade

Serão três apresentações gratuitas com repertório do período Clássico, iniciando na Sociedade Harmonia Lyra (20/11), seguindo para a sala de cinema do Shopping Mueller (23/11) e a Sociedade Cultural Alemã de Joinville/Casa da Memória (1º/12). No repertório, o Concerto II para Piano e Orquestra de Cordas, de Mozart, com solo do pianista Arthur Bandt; e o Concerto para Contrabaixo e Cordas, de Karl Ditters von Dittersdorf, com solo do contrabaixista Tobias Alexandre. “Será uma oportunidade de ouvir dois instrumentos diferentes como solistas, o piano – que normalmente se apresenta solo –, neste concerto contracena como solista com a orquestra; e o contrabaixo acústico, instrumento que geralmente tem a função de acompanhar a orquestra, ganha um concerto onde ele é o protagonista”, adianta o maestro Rafael Huch.

Sobre a Orquestra Prelúdio:

As atividades da Orquestra Prelúdio de Joinville iniciaram em março de 2011 sob a liderança do maestro Rafael Huch, com o objetivo de oportunizar a vivência e a prática musical em conjunto para músicos da cidade. A Prelúdio é uma orquestra de câmara que conta com ensaios semanais e, desde 2015, passou por um processo de aprimoramento que visou uma melhoria técnica e profissionalização do grupo. No final de 2017, por iniciativa dos próprios músicos e do maestro, constituiu-se uma associação para a orquestra, denominada ACAJE (Associação Cultural e Artística de Joinville) – já reconhecida como Utilidade Pública Municipal, por meio da LEI 8.747. A Orquestra Prelúdio tem se destacado como referência no gênero da música instrumental em Santa Catarina e já alcançou um público de mais de 25 mil pessoas diretamente por meio de seus concertos e apresentações. Recentemente, a orquestra inaugurou seu projeto de extensão, oferecendo aulas de música para as crianças do bairro Jardim Paraíso, no projeto Música e Cidadania.

Continua depois da publicidade

O QUÊ: Concertos “Mestres do Classicismo” com Orquestra Prelúdio

QUANDO/ONDE: – 20/11 às 20h – Sociedade Harmonia Lyra (Rua XV de Novembro, 485)

– 23/11 (sáb) às 10h30 – Cinema do Shopping Mueller (R. Sen. Felipe Schmidt, 235 – Centro)

– 01/12 (dom) às 10h30 – Soc. Cultural Alemã de Joinville/ Casa da Memória (R. XV de Novembro, 1000 – América)

QUANTO: entrada gratuita

Será necessária reserva de ingressos (gratuita) apenas para a abertura na Harmonia Lyra, disponíveis no link www.nataldaharmonia.com.br

Colaboração sugerida: 2 kg de alimento não perecível

Destaques do NSC Total