nsc
    nsc

    IDEIA LINDA 

    Coleção de fantasias exclusiva para crianças com autismo

    Compartilhe

    Laine
    Por Laine Valgas
    22/02/2020 - 05h00
    desfile.
    Pedro Henrique e William. (Foto: Divulgação)

    O fim de semana chega com a ideia linda do jovem William Ortiz, de 22 anos, estudante do 7º período do curso de Design de Moda da Estácio - unidade São José. Ele criou uma coleção de fantasias voltada para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que, além de auxiliar na coordenação motora, ajuda na aceitação de novos materiais e na socialização. A coleção, batizada de “Iti Malia”, passou por um processo básico que teve início com uma pesquisa.

    “Mergulhei nas pesquisas sobre a psicologia das cores e como cada uma influência no desenvolvimento das crianças, quais cores ajudam a acalmar, interagir e socializar”, explica William. Mas as pesquisas dele foram muito além das cores. O estudante conta que precisou entender o dia a dia das crianças com TEA para definir os tecidos a serem usados, assim como os personagens que dariam forma às fantasias.

    moda
    William.
    (Foto: )

    “São tecidos 100% algodão, fibras de moletom e malhas mais leves, próprias para o calor. A última parte foi a escolha dos personagens. O tema precisava ser lúdico para estimular o interesse das crianças - assim nasceu a raposa, o dinossauro e o pato”, diz. A partir da escolha dos personagens começou a confecção das fantasias, que tem todas as partes removíveis. Além disso, são presas com velcro para facilitar o manuseio.

    moda
    Pedro Henrique.
    (Foto: )

    “Tive o cuidado com a funcionalidade das peças e deu tudo muito certo. As fantasias tiveram uma aceitação ótima, as crianças quiseram manusear as peças sozinhas, o que é uma grande vitória”, finaliza. E a gente comemora com você, William: precisamos sim de mais pessoas que usem o seu talento para “sair da caixa” e fazer esse bem todo ao seu redor!

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas