Que tal aproveitar este tempo de isolamento social, para registrá-lo em fotos? Uma forma de tirar o foco de tanta notícia densa e fazer algo produtivo – que pode render até premio.
Continua depois da publicidade
A ideia é do arquiteto e urbanista Guilherme Zerwes, morador de Florianópolis, que lança o Concurso de fotografia "Redescobrindo seu lugar“, que nos convida a refletir sobre o espaço, ou rotina no local onde estamos, nesse período de “quarentena”, para contenção da proliferação do coronavírus no país.
Qualquer pessoa pode participar, enviando suas imagens até o dia 7 de abril para o e-mail zerwes8080@gmail.com. Será aceita apenas uma foto por participante. Um júri técnico convidado selecionará as três imagens vencedoras, cujos autores serão premiados.
O resultado será divulgado no dia 15 de abril. A partir do dia 8 de abril, as fotos enviadas passarão a ser divulgadas no canal do concurso no Instagram, formando um grande painel com diferentes olhares sobre o lugar onde as pessoas estão passando este momento tão adverso.
> Em site especial, saiba mais sobre o coronavírus
A intenção é que esse material dê origem, também, a uma exposição itinerante e a publicações impressas e digitais, no futuro. “Será um registro do lugar de cada um dentro desse mesmo lugar”, reforça Guilherme.
Continua depois da publicidade
“Esse concurso é um incentivo para que as pessoas olhem para o lugar e reflitam sobre como está a saúde desse espaço que habita, vive, convive, frequenta. Com o objetivo de captar um melhor ângulo, posicionamento, a melhor imagem para enviar para o concurso, ela vai fazer várias experimentações e vai exercitar o olhar de prestar atenção e reparar no que existe em volta daquele teclado.
Ela vai começar a prestar atenção numa luz que entra pela janela, na rotina das pessoas que estão à volta. E esse exercício, essa possibilidade, acaba estimulando a prestar a atenção que existe uma vida em volta, e isso alimenta o nosso estado de espírito, o nosso bem-estar”, afirma Guilherme, que atuou por sete anos em projetos do setor educativo do Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo.
Ah, sobre os prêmios, será divulgado durante a semana entre 08 e 15 de abril.