publicidade

Lariane

Prevenção

Foco de mosquito da dengue é encontrado em armadilha em Criciúma

Compartilhe

Por Lariane Cagnini
11/01/2019 - 17h07 - Atualizada em: 11/01/2019 - 17h07
Arquivo/Decom, Divulgação

A Vigilância Epidemiológica de Criciúma localizou essa semana um foco de mosquito da dengue no terminal rodoviário da cidade. As larvas estavam em uma das dezenas de armadilhas que estão espalhadas pela cidade, a fim de detectar se o mosquito está localizado em determinada região.

Foram encontradas oito larvas do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, que estavam na armadilha instalada no último dia 28 de dezembro. A iniciativa de instalar os pontos de controle do mosquito faz parte do Programa de Combate à Dengue.

O supervisor dos agentes de endemia Robson Teller explica que, a partir da identificação, foi iniciado o processo de Delimitação de Foco (DF), em um raio de 300 metros a partir do local. A área delimitada recebe visitas periódicas dos profissionais da vigilância.

— Esse é o primeiro foco que nós encontramos nos últimos dias, os agentes estão trabalhando na identificação de possíveis casos — resumiu.

A vigilância reforça que os cuidados nessa época do ano devem ser redobrados não somente com a dengue, mas também com carrapatos e escorpiões. É bom ficar atento às calhas entupidas e lajes, além dos cuidados com o acúmulo de água no lixo, pneus e pratinhos de plantas.

Em Criciúma, quem identificar algum local de risco pode denunciar para a Ouvidoria pelo telefone 156.

Deixe seu comentário:

publicidade