publicidade

Navegue por
Lariane

Resgate

Pinguim é encontrado dentro de bueiro em Criciúma

Compartilhe

Por Lariane Cagnini
05/12/2018 - 17h02 - Atualizada em: 05/12/2018 - 17h17
Foto: Felipe Godoy, Divulgação

Um pinguim-de-magalhães foi encontrado na manhã desta quarta-feira em Criciúma. O animal estava em um bueiro, e foi resgatado por moradores do bairro São Luiz. Levado ao Hospital Veterinário que fica próximo ao local, ele está sob os cuidados do veterinário Renan Della Vedova. Segundo o biólogo Rodrigo Ribeiro de Freitas, do Museu de Zoologia da Unesc, trata-se de um Spheniscus magellanicus, sub adulto.

A equipe do hospital acionou o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) em Florianópolis, que deve fazer o resgate e reabilitação da ave. Segundo Freitas, não é raro encontrar esses animais na região, normalmente capturados na beira-mar e depois abandonados.

— Normalmente pescadores encontram e trazem, achando que dá para criar em casa. O último que verificamos estava na Vila Esperança, próximo ao rio, também teve o caso da tartaruga marinha na praça. Outra vez, em uma parada de ônibus próximo ao quartel, deixaram um pinguim dentro de uma caixa, então infelizmente acontece — comentou o biólogo.

Freitas lembra ainda que manipular ou capturar animais silvestres é crime. Conforme o artigo 29 da Lei 9.605 de Crimes Ambientais, quem vende, expõe a venda ou guarda espécimes da fauna silvestre, nativa ou em rota migratória, como os pinguins-de-magalhães, está sujeito a detenção de seis meses a um ano, além de multa no valor de R$ 500 por animal.

Deixe seu comentário:

publicidade

Navegue por
© 2018 NSC Comunicação
Navegue por
© 2018 NSC Comunicação