publicidade

Navegue por
Lariane

Parceria

Usina de asfalto vai gerar economia de até 40% para municípios do Sul do Estado

Compartilhe

Por Lariane Cagnini
06/12/2018 - 15h58 - Atualizada em: 06/12/2018 - 17h05
Foto: Marciano Bortolin, Divulgação

Uma parceria entre sete municípios do Sul do Estado vai acelerar o processo de asfaltamento de ruas e avenidas, além de gerar economia aos cofres públicos. Com investimento de R$ 2 milhões, já está em funcionamento a usina de asfalto viabilizada pelo Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos da Região Sul (Cirsures).

A instalação fica no aterro sanitário do consórcio, em Urussanga, e tem capacidade de produção de 35 a 40 toneladas de asfalto por hora. A inauguração oficial foi nesta quinta-feira, com a presença dos prefeitos de Cocal do Sul, Lauro Müller, Morro da Fumaça, Orleans, Siderópolis, Treviso e Urussanga. Em funcionamento desde outubro, a usina já fabricou 2,6 mil toneladas de asfalto que foram encaminhados a Cocal do Sul e Orleans.

Além da pavimentação de ruas, o asfalto produzido pela usina também poderá ser usado para operações tapa buracos, construção de lombadas e faixas elevadas. O presidente do Cirsures e prefeito de Morro da Fumaça, Noi Coral, destaca a economia que a usina irá gerar aos municípios, chegando a custar 40% mais barato na compra do asfalto da usina.

A utilização do asfalto seguirá um cronograma pré-estabelecido, e a próxima cidade a ser atendida será Urussanga. Lauro Müller e Morro da Fumaça estão no calendário de janeiro, seguindo depois para Treviso e Siderópolis. Toda parte elétrica para o funcionamento da usina foi doada pela Cooperativa Energética Cocal (Coopercocal), com investimento de mais de R$ 50 mil.

O Consórcio foi criado em 2001, diante da necessidade dos municípios de se adequar à gestão dos resíduos sólidos urbanos. A Cooperativa de Reciclagem Rio América, que faz a triagem e venda dos materiais, é responsável por encaminhar mais de 50 toneladas de resíduos por mês.

Deixe seu comentário:

publicidade

Navegue por
© 2018 NSC Comunicação
Navegue por
© 2018 NSC Comunicação