nsc

publicidade

Esporte

Atleta de Joinville conquista 1º lugar em seletiva de competição internacional

Compartilhe

Lisandra
Por Lisandra Oliveira
02/12/2019 - 19h45 - Atualizada em: 02/12/2019 - 19h42
Divulgação/ Com a vitória na seletiva, Caio Felipe já totaliza 62 medalhas em diversas competições
Divulgação/ Com a vitória na seletiva, Caio Felipe já totaliza 62 medalhas em diversas competições

O atleta joinvilense Caio Felipe Ramos, 15 anos, ficou em primeiro lugar na categoria faixa verde até 67 kg da Abú Dhabi International Pro Jiu-Jitsu Championship (UAEJJF), seletiva de atletas realizada no Instituto Estadual de Educação, em Florianópolis, no domingo (1º).

Caio conseguiu mostrou bom desempenho nas duas lutas. Contra o primeiro adversário, marcou 11 pontos, e contra o segundo, finalizou com uma chave de braço aos 45 segundos de luta. “Já conhecia esses atletas de outras competições. Eles são muito bons, mas eu consegui impor o meu jogo e conquistar as vitórias sem sofrer pontuação. Estou muito feliz, porque esta é a última competição do ano”, explica o lutador.

Depois da conquista de mais uma medalha de ouro o atleta ele recebeu do instrutor Marciano dos Santos a faixa azul. “Estou honrado com essa nova faixa. Agora é uma nova história que começa na minha carreira”, diz o atleta.

Um dia antes da seletiva, Caio Felipe conquistou o título do Campeonato Paranaense de Jiu-Jitsu, em Curitiba. Com a vitória, ele assumiu a liderança do ranking do Paraná. O atleta fez um balanço de 2019 e considerou que este foi um dos melhores anos da carreira desde que começou a lutar, aos oito anos. “Desde o início do ano ele foi incrível: conquistei o título de melhor faixa verde do país em janeiro e o Campeonato Mundial CBJJE, em julho, ambos disputados em São Paulo”, destaca o atleta que já coleciona 62 medalhas (52 medalhas de ouro, nove de prata e uma de bronze, além de três cinturões).

Depois do Ano-Novo, Caio Felipe vai passar uma temporada de duas semanas em São Paulo, onde vai se preparar para a temporada de 2020. “Estive lá no meio do ano e aprendi muito. Estou certo de que esses dias de treinamentos intensos serão intensos e muito produtivos”, ressalta.

Joinville realiza caminhada do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Nesta terça-feira (3), a partir das 9h, acontece a Caminhada pela Inclusão da Pessoa com Deficiência, alusiva ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado na mesma data.

A caminhada sairá da Praça da Bandeira e vai seguir pelas ruas 9 de Março, João Colin, XV de Novembro e retornará ao local de partida. O evento é uma iniciativa do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMDE) e tem o objetivo de mobilizar a sociedade sobre a inclusão.

De acordo com o coordenador de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da SAS, Paulo Suldovski, embora o tema seja discutido em diversos setores, é preciso dar ampla visibilidade à causa reforçando que a deficiência não está nas pessoas, mas, sim, nas barreiras que ela enfrenta, conforme previsto na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).

“Se um cadeirante não consegue acessar um local por falta de rampa ou elevador, a deficiência está na falta de acesso”, exemplifica. Além das entidades convidadas, a Caminhada pela Inclusão da Pessoa com Deficiência é aberta a todas as pessoas que apoiam a causa.

“Queremos plantar a semente da inclusão em todo mundo. Colocar todos no mesmo patamar, com os mesmos direitos e deveres”, complementa Suldovski.

Deixe seu comentário:

Lisandra Oliveira

Colunista

Lisandra Oliveira

Lisandra mostra os bons exemplos de Joinville e região. As pessoas que se dedicam a melhorar o local onde vivem, que inspiram com ações que fazem a diferença na nossa comunidade.

siga Lisandra Oliveira

publicidade