nsc

publicidade

Lisandra

Cultura

Desfile do Schützenbaum marcará lançamento da 31ª Schützenfest

Compartilhe

Por Lisandra Oliveira
12/09/2019 - 17h01
 Patrick Titz/PMJS/Desfile terá participação de cerca de 400 pessoas e será animado por bandas vai se concentrar na Praça Ângelo Piazera
Patrick Titz/PMJS/Desfile terá participação de cerca de 400 pessoas e será animado por bandas vai se concentrar na Praça Ângelo Piazera

Neste sábado Jaraguá do Sul dá a largada da 31ª Schützenfest, com o desfile do Schützenbaum. Será às 10 horas e com cerca de 400 participantes, entre membros de grupos folclóricos e da festa, autoridades e representantes das sociedades de tiro.

O percurso será entre a Avenida Getúlio Vargas, partindo do prédio da Diretoria de Cultura (antiga Estação Ferroviária), e o Calçadão da Marechal até a Praça Ângelo Piazera, onde o Schützenbaum ficará instalado. Depois do desfile, a festa continuará com a animação das bandas Cia. Musical Euterpe, Estrela de Ouro e Musical Melodia. O evento segue até às 12h.

“Esse evento vai trazer para o centro da cidade o espirito festivo que é vivido pelas comunidades do interior do município” afirma Sidnei Marcelo Lopes, diretor cultural da comissão organizadora da festa.

Uma das novidades é a divulgação da festa fora de Jaraguá do Sul. No dia 24 de outubro, o evento será na Sociedade Hansa Humbold, em Corupá. “Essa será a primeira vez que essas atividades ocorrerão fora de Jaraguá do Sul”, destaca Lopes, acrescentando que é uma forma de também valorizar as sociedades que integram a festa e têm sede em outros municípios da região.

Sidnei também destaca que, por trás da festa realizada no Parque de Eventos, há uma tradição cultural vivida nas sociedades. Conforme o diretor, o Schützenbaum tem origem nas festividades do Mainbaum, que significa árvore de maio, realizadas na Baviera, Alemanha. Nessas festas, o tronco de uma árvore é erguido e enfeitado com os símbolos das profissões, das religiões e emblemas políticos e culturais conhecidos na localidade.

“As festividades do Mainbaum foram adaptadas para o roteiro da Schützenfest, tendo como significado a ‘árvore dos atiradores’, que simboliza o desejo de que a festa seja motivo de alegria e confraternização”, ressalta.

Jantar beneficente

Nesta quinta-feira acontece um jantar italiano na Sociedade Harmonia Lyra. Será a partir das 20h e todo o lucro será revertido para crianças carentes da rede estadual e municipal fazerem as cirurgias de orelha de abano, a otoplastia. As orelhas de abano são identificadas em 2% da população mundial, sendo mais perceptível nos meninos. Mais informações pelo 99972-2220 com Sonia.

Deixe seu comentário:

Lisandra Oliveira

Lisandra Oliveira

Lisandra Oliveira

Lisandra mostra os bons exemplos de Joinville e região. As pessoas que se dedicam a melhorar o local onde vivem, que inspiram com ações que fazem a diferença na nossa comunidade.

lisandra.oliveira@somosnsc.com.br

publicidade

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade