publicidade

Lisandra

Comunidade

Estudante de Jaraguá do Sul é destaque em Mostra Científica

Compartilhe

Por Lisandra Oliveira
11/08/2019 - 13h23 - Atualizada em: 11/08/2019 - 13h23
Patrick Titz/ Aluna do Jaraguá 84 foi destaque com pesquisa agrária e ganhou credencial para fórum internacional
Patrick Titz/ Aluna do Jaraguá 84 foi destaque com pesquisa agrária e ganhou credencial para fórum internacional

A estudante de Jaraguá do Sul, Bruna Leticia Leutprecht, 12 anos, voltou da Mostra Internacional Científica e Cultural (Mocicult), no Rio Grande do Norte, com quatro premiações. Na categoria ensino fundamental ela ganhou primeiro lugar em Ciências Agrárias, Rigor Científico, e uma credencial para o Fórum Internacional de meninos e meninas na Ciência, além de credencial para a Mostra Experiência Aberta, que acontecerá no Rio Grande do Sul no ano que vem.

Também será em 2020 a participação de Bruna no fórum organizado pela Associação Mundial de Feiras Internacionais (Wifa), com local a definir. “Ou será na França, ou na Bélgica ou na Tunísia”, revela a aluna do 7º ano da Escola Luiz Gonzaga Ayroso.

O trabalho apresentado pela aluna - e orientado pelo professor de iniciação científica Jean Mary - foi A Influência das fases da lua no cultivo de alfaces. Após cultivo das mudas, a estudante obteve o resultado de que as fases da lua não influenciam no crescimento do pé e no número de folhas de alface produzidas. E isso não foi uma decepção para Bruna e Jean. Apenas uma constatação, que, inclusive, vai facilitar a vida dos agricultores na hora de semear a verdura.

“Meu pai cultiva alface lá em casa. Ele achava que era melhor plantar em uma determinada fase da lua. Agora já disse pra ele e meus parentes que não precisa esperar a fase da lua, pois todas as nossas mudas cresceram de forma igual. Na pesquisa a verdura foi plantada no segundo dia de cada fase da lua, com a mesma quantidade de adubo e água. E todas as mudas se desenvolveram com o mesmo vigor”, explica Bruna.

O próximo compromisso da estudante é na feira da própria escola. Será no dia 14 de agosto, quando 26 projetos de estudantes serão apresentados à comunidade. Um deles será o dos alfaces, da Bruna, que já faz planos junto com o professor para continuar a pesquisa com a cenoura.

Incentivo ao aleitamento materno

No mês em que se realiza a campanha mundial sobre conscientização do aleitamento materno, acontece na terça-feira (13), uma palestra aberta a comunidade de Joinville para discutir o assunto. O encontro acontece no Anfiteatro da Univille, a partir das 9h e segue até às 11h, com bate papo com público.

O evento será ministrado pela enfermeira especialista em saúde materna infantil e obstetrícia, Sandra Luft Paladino, e tem como tema, O aleitamento materno: Capacite os pais e permita a amamentação agora e no futuro.

Durante a palestra serão abordados, entre outros temas, os aspectos gerais da amamentação como tempo de mamada e benefícios, além da importância do suporte da família e sociedade as mães.

Deixe seu comentário:

Lisandra Oliveira

Lisandra Oliveira

Lisandra Oliveira

Lisandra mostra os bons exemplos de Joinville e região. As pessoas que se dedicam a melhorar o local onde vivem, que inspiram com ações que fazem a diferença na nossa comunidade.

lisandra.oliveira@somosnsc.com.br

publicidade

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade