nsc

publicidade

Lisandra

Comunidade

Estudantes de Araquari aprendem a cultivar hortaliças

Compartilhe

Por Lisandra Oliveira
14/08/2019 - 07h35
Divulgação/ Projeto atende estudantes de sete unidades de educação, em Araquari
Divulgação/ Projeto atende estudantes de sete unidades de educação, em Araquari

Quando não estão na sala de aula, estudantes de escolas e Centros de Educação Infantil, de Araquari, estão no cultivo, plantando e colhendo verduras e hortaliças do projeto Hortos e Hortas. No CEI João Ignácio Filho o projeto existe desde 2017. “A gente fornece as mudas de alface, cebolinha, salsinha, flores e o adubo. E as crianças, em conjunto com os professores, constroem suas hortas e fazem o plantio”, explica o secretário de Agricultura de Araquari, Nelson Silveira.

Segundo a diretora do CEI, Eliane Terezinha Gabiatti, os professores entendem a importância de mexer na terra. "Eles sabem que plantar, regar, acompanhar o crescimento da planta até a mesa é fundamental para o desenvolvimento de várias habilidades das crianças”, destaca a diretora do CEI.

De acordo com ela, é possível perceber uma mudança no comportamento dos alunos que passam a zelar mais pelo ambiente e mesmo, a aceitar as verduras nas refeições. No CEI também foi realizado um trabalho de conscientização. “As crianças se empolgaram e, no começo, queriam levar as flores para as suas mães. Então nós criamos umas placas orientando o que poderia ser levado e o que deveria ficar na horta. E hoje as crianças cuidam muito bem tanto das flores como das hortaliças”, ressalta Eliane.

A diretora ressalta que além de todo o aprendizado, com as hortas foi possível deixar o ambiente escolar mais bonito e proporcionar momentos de alegria para as crianças.

A instituição deve criar mais três canteiros. Esse ano a Secretaria de Agricultura e Pesca já atendeu 7 unidades de educação. As escolas e CEIs que tiverem interesse em adquirir as mudas podem entrar em contato pelo telefone (47) 3447 7745.

Jogos Escolares em Jaraguá do Sul

Terminam, nessa quinta-feira, as inscrições para os Jogos Escolares da Semana da Pátria – 19º Troféu Geraldo Werninghaus. O evento esportivo é destinado para os nascidos a partir de 2007. As provas se iniciam no dia 3 de setembro. Os estudantes poderão disputar as modalidades de atletismo, basquetebol, futsal, handebol, natação, tênis de mesa, voleibol e xadrez.

No passado, a competição – promovida pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer - envolveu 1,2 mil estudantes de 30 instituições de ensino de Jaraguá do Sul. A ficha de inscrição está disponível em https://www.jaraguadosul.sc.gov.br/downloads.php?id=21230; o regulamento, emhttps://www.jaraguadosul.sc.gov.br/downloads.php?id=21240.

Deixe seu comentário:

Lisandra Oliveira

Lisandra Oliveira

Lisandra Oliveira

Lisandra mostra os bons exemplos de Joinville e região. As pessoas que se dedicam a melhorar o local onde vivem, que inspiram com ações que fazem a diferença na nossa comunidade.

lisandra.oliveira@somosnsc.com.br

publicidade

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade