nsc
    nsc

    Educação 

    Estudantes escrevem livro para homenagear os heróis da vida real

    Compartilhe

    Lisandra
    Por Lisandra Oliveira
    22/11/2019 - 19h05 - Atualizada em: 22/11/2019 - 19h03
    Phelippe José/Prefeitura/ Estudantes escreveram as histórias, inspirados nos profissionais da Guarda Municipal, Bombeiros Voluntários, Samu e Polícia Militar
    Phelippe José/Prefeitura/ Estudantes escreveram as histórias, inspirados nos profissionais da Guarda Municipal, Bombeiros Voluntários, Samu e Polícia Militar

    Alunos da Escola Municipal Professora Virgínia Soares lançaram nesta semana dois livros com histórias sobre super heróis para homenagem profissionais de segurança e salvamento. O evento ocorreu no 6º Café Literário da instituição com a presença das famílias. Foram convidados profissionais da Guarda Municipal, Bombeiros Voluntários, Samu e Polícia Militar. Foram eles inspiraram as histórias criadas pelas crianças. Elas foram fantasiadas com os uniformes de cada corporação que mais se identifica.

    O projeto Super heróis da vida real teve a finalidade de fazer os alunos conhecerem os trabalhos dos responsáveis pela segurança e socorro dos moradores de Joinville. Durante o ano, os profissionais foram até a escola para contar como funciona o trabalho de cada área. A diretora Kátia dos Santos explica que após esse contato as crianças do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental realizaram a sua primeira produção textual. “O projeto serviu como incentivo para o processo de aprender a ler e a escrever aos serem motivados a criarem suas histórias dos nossos heróis da vida real”, conta a diretora.

    Foram lançados dois livros, um com as turmas do 1º ano e outro com textos dos alunos do 2º aluno, totalizando mais de 140 histórias. Algumas foram criadas e outras são relatos de fatos que contaram com a ação de bombeiros, socorristas, guardas e policiais. A aluna Sophia Victória Heidemann Baldoino, do 1º ano, escreveu e ilustrou como os bombeiros foram importantes no salvamento das vítimas da barragem da cidade de Brumadinho, em Minas Gerais. “Os bombeiros chegaram de vários lugares para ajudar aquelas pessoas que perderam tudo”, escreveu ela que autografou o livro e entregou para os bombeiros voluntários que estavam no evento.

    O bombeiros Kelmer se sentiu grato pela homenagem. “Isso motiva muito a gente ao saber que os pequenos estão reconhecendo o nosso trabalho”, agradeceu ele.

    Escola Cidadã certifica estudantes

    A Secretaria de Proteção Civil (Seprot) vai certificar 237 alunos de dez escolas municipais de Joinville pelo desempenho no Programa Escola Cidadã, no próximo sábado, dia 23 de novembro, em uma cerimônia a partir das 10 horas, na sede do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ), na rua Jaguaruna, 13, no Centro.

    Os alunos participaram dos projetos Bombeiros na Escola e Defesa Civil na Escola e cumpriram os requisitos de participação nos projetos, desempenho escolar e bom comportamento. Ao todo, 303 alunos participaram das atividades dos projetos. Destaques nos projetos deste ano, nove alunos foram premiados com vagas para ingressar em 2020 no Curso de Bombeiro Mirim do CBVJ.

    Com a parceria das empresas de transporte coletivo Gidion e Transtusa, os 237 alunos, acompanhados de representantes das escolas, serão transportados por ônibus até o local do evento. Pais, familiares e amigos também podem participar da cerimônia de certificação. A cerimônia terá a participação da Banda Mirim dos Bombeiros Voluntários e a presença de autoridades municipais. Ao fim do evento, as crianças receberão o tradicional “batismo” com o jato de água dos bombeiros.

    Programa Escola Cidadã

    O Programa Escola Cidadã acontece no contra turno escolar e tem por objetivo desenvolver os valores de cidadania, respeito, honestidade, solidariedade e responsabilidade social nas crianças e adolescentes. Os dois projetos trabalhados neste ano desenvolveram atividades no contra turno escolar, em uma parceria com a Secretaria de Educação (SED) e o CBVJ, para crianças de 10 a 16 anos, com aulas mensais, abordando temas como Teoria do fogo, Combate a Incêndios, Acidentes Domésticos e Primeiros Socorros, Monitoramento e Alerta de Desastres e Plano Familiar de Emergências da Defesa Civil.

    As escolas municipais participantes foram Professor Sylvio Sniecikovski, Professora Rosa Maria Berezoski Demarchi, Prefeito Nilson Wilson Bender, Dr Ruben Roberto Schmidlin, Presidente Castelo Branco, Nelson de Miranda Coutinho, Professora Ada Sant' Anna da Silveira, João de Oliveira, Prefeito Luiz Gomes e Professora Eladyr Skibinski.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas