publicidade

Navegue por
Lisandra

Bom exemplo

Incentivo à educação de crianças carentes de Joinville

Compartilhe

Por Lisandra Oliveira
08/01/2019 - 14h25 - Atualizada em: 08/01/2019 - 14h42
Neste ano, 370 estudantes serão atendidos pelos projeto (Crédito: Divulgação)
Neste ano, 370 estudantes serão atendidos pelos projeto (Crédito: Divulgação)

A vontade de ajudar pessoas carentes em Joinville fez com que um grupo de amigos, em 1994, começasse a desenvolver ações para atender emergencialmente aos moradores. Eles distribuíam alimentos, roupas, brinquedos e ajudavam com as emergências médicas e odontológicas. Mas o grupo percebeu a necessidade de se fazer um trabalho mais estruturado e em 1998 lançou o Projeto Regate. O propósito: articular ações que possibilitassem a ascensão socioeconômica de famílias carentes.

A Associação Projeto Resgate cresceu e em 2004 teve início o Programa Abrindo Portas, que permite a crianças e jovens estudarem em escolas particulares.

— As bolsas de estudo são dadas pelas escolas. Nós oferecemos os recursos necessários para a frequência às aulas como livros, apostilas e transporte. Também oferecemos – ao longo do ano – atividades para que os alunos desenvolvam habilidades e ampliem seus repertórios, para que tenham êxito na escola e na vida — explica o presidente da entidade, Mário Sant'Ana, referindo-se às aulas de reforço escolar e noções de cidadania.

Neste ano, serão atendidos 370 estudantes em dez escolas particulares parceiras do projeto. Dentre ele, 210 alunos no ensino fundamental e 160 no ensino médio. Segundo Mário, desde que foi criado, o programa vem trazendo ótimos resultados.

— Dentre os egressos, isto é, os que terminaram o ensino médio com nosso apoio, 185 concluíram outros cursos técnicos e mais de 160 completaram ou cursam o nível superior nas mais diferentes áreas, em instituições públicas e privadas — destaca.

Programa Think Tank Criando o Futuro

Além das bolsas escolares, estudantes também têm reforço escolar e aulas sobre cidadania
Além das bolsas escolares, estudantes também têm reforço escolar e aulas sobre cidadania
(Foto: )

Outra iniciativa destacada pelo presidente da Associação Projeto Resgate é o Programa Think Tank Criando o Futuro. Por meio dele, estudantes dos ensinos médio e superior trabalham em equipe, usando metodologias de ponta e com o apoio de mentores para resolver problemas de relevância para a sociedade.

— Esses mentores são líderes em ascensão em empresas que têm inovação no DNA. Os envolvidos desenvolvem habilidades e competências de inovação e liderança que estão em demanda crescente no mercado, contribuindo para a formação dos estudantes — ressalta Mário.

Deixe seu comentário:

Lisandra Oliveira

Lisandra Oliveira

Lisandra Oliveira

Lisandra mostra os bons exemplos de Joinville e região. As pessoas que se dedicam a melhorar o local onde vivem, que inspiram com ações que fazem a diferença na nossa comunidade.

publicidade

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade

Navegue por
© 2018 NSC Comunicação
Navegue por
© 2018 NSC Comunicação