nsc
nsc

Cultura

Novidades na 31ª edição da Schützenfest

Compartilhe

Lisandra
Por Lisandra Oliveira
15/06/2019 - 07h33 - Atualizada em: 15/06/2019 - 08h22

Uma das novidades da 31ª edição da Schützenfest, a “Festa dos Atiradores”, de Jaraguá do Sul, é a Schützenplatz, ou a Schützen na Praça. Programada para 10 de agosto, na Praça Ângelo Piazera, o evento quer trazer para o espaço parte das atrações da Schützenfest, aproximar as tradições e a festa à comunidade, congregar as sociedades de tiro, além de apresentar à comunidade a marcha de rei e rainha no calçadão central.

Também estão programados o desfile de reis e rainhas do tiro, apresentação de dança folclórica, a comercialização de chopes oficiais e o tradicional “wurstecke”, ou canto da salsicha.

As tradicionais festas na praça são comuns no território alemão para confraternização, bate papo e gastronomia local. “Na nossa região também são comuns encontros culturais ao ar livre. A nossa Schützenfest possui eventos desta natureza. É o caso do ‘Schützenbaum’ (Árvore dos Atiradores), adaptado das festividades germânicas do ‘mainbaum’; e o ‘Schützentag’ (Dia da Schützen), para homenagear uma personalidade da festa em datas significativas”, explica o diretor Cultural da Comissão Organizadora, Sidnei Marcelo Lopes.

Neste ano, a 31ª edição da Schützenfest ocorre de 7 a 17 de novembro, no Parque Municipal de Eventos. Em 2018, de 8 a 18 de novembro, quando o evento completou 30 edições, foram 98.650 os visitantes que dispararam quase 100 mil tiros, ambos números recordes. Mais de 5,6 mil refeições foram servidas e 145.154 copos de chope consumidos durante os 11 dias de Schützenfest.

A renda arrecadada na feijoada será revertida para  a construção do Hospital do Câncer e para a campanha para erradicação da Poliomielite no mundo
A renda arrecadada na feijoada será revertida para a construção do Hospital do Câncer e para a campanha para erradicação da Poliomielite no mundo
(Foto: )

Feijoada em prol do Hospital do Câncer

Neste domingo (16) tem a 15ª Feijoada Beneficente do Rotary Clube de Joinville – Pirabeiraba. Será a partir das 11 horas, no Rancho Bethesda, no Distrito Pirabeiraba.

A principal proposta com o evento é arrecadar recursos para a construção do Hospital do Câncer (Instituto Bethesda) e também para a campanha para erradicação da Poliomielite (paralisia infantil) no mundo.

“A participação da comunidade é essencial para arrecadação de fundos para estes dois projetos”, destaca o presidente do Rotary Club de Joinville – Pirabeiraba, Thiago Dias.

A entrada para o evento é de R$ 35,00 e crianças de 7 a 12 anos pagam meia. Também haverá possibilidade de levar a feijoada para casa (marmita).

Mais informações e aquisição de ingressos pelo telefone (47) 98836-2512.

Lisandra Oliveira

Colunista

Lisandra Oliveira

Bons exemplos de Joinville e região. As pessoas que se dedicam a melhorar o local onde vivem, que inspiram com ações que fazem a diferença na nossa comunidade.

siga Lisandra Oliveira

Lisandra Oliveira

Colunista

Lisandra Oliveira

Bons exemplos de Joinville e região. As pessoas que se dedicam a melhorar o local onde vivem, que inspiram com ações que fazem a diferença na nossa comunidade.

siga Lisandra Oliveira

Mais colunistas

    Mais colunistas