nsc
nsc

publicidade

Cultura

Schützenfest também é inclusão

Compartilhe

Lisandra
Por Lisandra Oliveira
13/11/2019 - 20h40 - Atualizada em: 14/11/2019 - 14h49
Eduardo Montecino/PMJS/ Há três anos estudantes das Apaes de Jaraguá do Sul e Guaramirim participam da festa
Eduardo Montecino/PMJS/ Há três anos estudantes das Apaes de Jaraguá do Sul e Guaramirim participam da festa

Na última terça-feira cerca de 750 alunos e professores, das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais de Jaraguá e de Guaramirim curtiram a Schützenfest. A coordenação da APAE de Jaraguá explica que antes os alunos e funcionários já comemoravam a festa dentro da instituição. Mas, há três anos a comemoração acontece dentro do Parque de Eventos, dando aos alunos a oportunidade de ver a festa de perto, se divertir com as bandas e interagir mais com a sociedade.

O aluno da Apae de Jaraguá Wesley Ataíde Barros Nora, 33 anos, destacou o que mais gosta no dia das Apaes na Schützenfest é “mostrar para a sociedade que ela não precisa ter medo da gente. Nós também somos gente, mesmo tendo necessidade especial. Nós devemos tirar essa barreira”, declara.

A aluna Deise do Nascimento, 20 anos, conta que gosta muito de se divertir e dançar na Schützenfest. “É a segunda vez que eu participo. Ter o contato com outras pessoas, dançar e se sentir importante é o que faz diferença pra gente”, ressalta.

Além dos alunos das Apaes, na quarta-feira, os idosos também se divertiram em Jaraguá do Sul. No evento também teve a escolha do casal Fritz e Frida, com entrega de faixas e reinado até o ano que vem. O casal vencedor vai representar os idosos na Schützenfest e em eventos de divulgação da festa.

Eventos em Joinville marcam o Mês da Consciência Negra

Até o fim de novembro, o Mês da Consciência Negra, estão previstas atividades em Joinville que incluem formações de professores, exposição, palestras, homenagens e apresentações culturais. As ações são realizadas pela Associação Casa da Vó Joaquina e contam com o apoio do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) e da Coordenadoria da Juventude e Promoção da Igualdade Racial (Prefeitura de Joinville).

O Coordenador da Juventude e Promoção da Igualdade Racial, Paulo Junior, destaca neste ano as formações do Projeto Educação e Diversidade Étnico-Racial que estão atingindo cerca de 200 professores das redes municipal e estadual de Joinville. “Com ações na área da educação, visamos a transformação social a fim de que seja combatido o racismo, com destaque para a importância da representatividade étnica e a inclusão da temática africana e afro-brasileira no currículo escolar”, completou.

O Mês da Consciência Negra em Joinville, que faz alusão à morte do líder negro Zumbi dos Palmares (20 de novembro de 1695), é instituído pela lei 181/2017 e visa valorizar a história e cultura afro-brasileira e chamar a atenção para o combate ao racismo.

Programação completa:

15/11 – Aniversário da Umbanda - Horário: 16h - Local: Parque da Cidade

- Toque de Caboclo - Horário: 19h - Local: Yle Ashe de Omulu (Mãe Rose) – Estrada do Quiriri, S/N

20/11 – Homenagem aos descendentes afro sepultados no Cemitério do Imigrante de Joinville - Horário: 10h - Local: Cemitério do Imigrante

- Mostra Cultural/Exposição e Contação de Histórias - Horário: 8h30 às 11h30/ 13h30 às 16h - Local: Escola de Educação Básica Giovani Pasqualini Faraco

- Desfile de Moda com trajes típicos e tendências afro-brasileiras e indígenas - Horário: 19h - Local: Quadra da Escola de Educação Básica Giovani Pasqualini Faraco

- Lavagem do Monumento dos Imigrantes e Apresentações Culturais – 16h - local: Praça da Bandeira

26/11 – IPADE – com palestras e homenagens - Horário: 19h - Local: Câmara de Vereadores

29/11 – Encerramento do Mês da Consciência Negra - Feijoada com Ashe - Horário: 19h - Local: Casa da Vó Joaquina (Mãe Jacila D’Oshun)

Deixe seu comentário:

Lisandra Oliveira

Colunista

Lisandra Oliveira

Lisandra mostra os bons exemplos de Joinville e região. As pessoas que se dedicam a melhorar o local onde vivem, que inspiram com ações que fazem a diferença na nossa comunidade.

siga Lisandra Oliveira

Últimas do colunista

Loading interface...
Lisandra Oliveira

Colunista

Lisandra Oliveira

Lisandra mostra os bons exemplos de Joinville e região. As pessoas que se dedicam a melhorar o local onde vivem, que inspiram com ações que fazem a diferença na nossa comunidade.

siga Lisandra Oliveira

publicidade

publicidade

Mais colunistas

    publicidade

    publicidade

    Mais colunistas