nsc
nsc

Eletricidade

Engie está negociando venda de complexo termelétrico no Sul de Santa Catarina

Compartilhe

Loetz
Por Loetz
04/03/2021 - 11h13 - Atualizada em: 04/03/2021 - 11h21
foto mostra complexo termelétrico jorge lacerda
A possível venda do complexo termelétrico está em linha com a estratégia de descarbonização da Engie (Foto: Engie/ Divulgação)

A Engie Brasil Energia assinou um acordo de exclusividade para a venda do complexo termelétrico Jorge Lacerda com a FRAM Capital. O complexo, localizado em Capivari de Baixo, no Sul de Santa Catarina, tem capacidade instalada de 857 MW por ano. O acordo vale até 25 de junho de 2021, data em que a transação deve ser confirmada.

> Opinião: Lockdown em SC é necessário e urgente

> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

Desde 2017, a Engie busca alternativas para os ativos de geração a carvão no Brasil. Foram analisadas algumas propostas durante esse período, mas não se chegou a um ponto de equilíbrio na negociação entre a alocação de riscos e as condições de venda.

A empresa então decidiu aprofundar as discussões relacionadas ao futuro do terminal, em conjunto com grupos de trabalho multisetoriais, com a participação de diferentes esferas do governo, associações de classe e representantes da sociedade civil. Atualmente, estão em detalhamento as alternativas de venda e descomissionamento faseado do ativo.

> "O governo deu um canetaço em cima dos mais fracos", diz presidente da CDL de Joinville

A possível venda do complexo termelétrico está em linha com a estratégia de descarbonização da Engie em todo o mundo. A companhia está centrada em seu propósito de acelerar a transição para uma economia neutra em carbono, direcionando as suas atividades para geração de energia renovável, gás natural e infraestrutura.

Segundo a empresa, a venda possibilitará que a cadeia do carvão tenha tempo suficiente para se transformar, mitigando impactos na economia do Sul do Estado, por ocasião de um processo de descontinuidade das operações em 2025. Na hipótese de não concretização de uma operação de venda nos próximos meses, o planejamento do descomissionamento do ativo (que significa providências para a desativação da unidade) deverá ser implementado.

A Engie Brasil é a maior produtora privada de energia elétrica do Brasil. Tem capacidade instalada de 10.211MW em 61 usinas. Esse volume representa 6% da capacidade total do país.

Leia também

> Ex-ministro Nelson Teich critica lockdown aos fins de semana em SC: "não vai fazer diferença"

> O que abre e fecha em SC nos fins de semana com as novas restrições

Cláudio Loetz

Colunista

Loetz

Claudio Loetz é um dos mais renomados colunistas de economia do Sul do Brasil. Com textos analíticos e informativos, é a principal fonte de informação para os interessados em negócios em Joinville e região.

siga Loetz

Cláudio Loetz

Colunista

Loetz

Claudio Loetz é um dos mais renomados colunistas de economia do Sul do Brasil. Com textos analíticos e informativos, é a principal fonte de informação para os interessados em negócios em Joinville e região.

siga Loetz

Mais colunistas

    Mais colunistas